Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21372
Title: Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2B
Authors: Cruz, Raquel Mendes 
Orientador: Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Issue Date: 20-Nov-2012
Publisher: FEUC
Citation: Cruz, Raquel Mendes - Planeamento em marketing : um estudo de caso em B2B. Coimbra, 2012
Abstract: A evolução do Marketing desde o seu aparecimento até à actualidade sempre considerou fundamentais a adaptação às condições do mercado e à sua evolução intrínseca, num quadro em que se considera o consumidor como elemento nuclear na definição da oferta. O Marketing tem hoje à sua frente um mundo completamente transformado. Durante muito tempo Marketing foi confundido com Vendas, no entanto, o Marketing compreende acções pensadas ontem, colocadas em execução hoje, que produzirão resultados no futuro, resultados esses que dependem da capacidade de execução da empresa (Nunes et al., 2008). A forma de actuação das empresas nos mercados depende do tipo de mercado a que pertencem: Business-to-Business ou Business-to-Consumer. Os mercados B2B e B2C são manifestamente diferentes e essas diferenças acentuam a forma como eles devem ser abordados. O dinamismo que encontramos nos mercados requer a elaboração de planos de Marketing capazes de guiar as acções que as empresas devem tomar de forma a se manterem saudáveis e competitivas. Este estudo aprofunda um conjunto de especificidades do mercado B2B marcando claramente as diferenças deste com o mercado B2C, tendo em conta a unidade de tomada de decisão, a complexidade do mercado, o número de clientes e o tipo de compras, as relações pessoais, os compradores, a geografia dos compradores, a procura, os segmentos e o efeito das marcas. Focando no mercado B2B, faz-se ainda uma análise do Marketing Mix que lhe está associado. No âmbito do mercado B2B, este estudo analisa a elaboração da estratégia de Marketing focando a sua importância, a estrutura comum de um plano de Marketing, as vantagens e problemas de um plano de Marketing culminando na análise do planeamento de Marketing e orientação para o mercado. Posteriormente, elabora-se o plano de Marketing para uma empresa tecnológica em concreto, uma empresa B2B. Finalmente, deste processo extraem-se implicações para empresas interessadas em processos de planeamento. Em síntese, o objetivo deste trabalho é o de elaborar um plano de Marketing no contexto B2B e daí retirar ensinamentos sobre os desafios deste processo e implicações para empresas interessadas em processos de planeamento em Marketing.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21372
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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