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Title: Reputação em organizações públicas brasileiras
Authors: Pahins, Sílvia Letícia Lara 
Orientador: Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de
Keywords: Reputação; Organizações públicas; Imagem organizacional; Identidade organizacional; Cultura organizacional
Issue Date: 14-Dec-2012
Publisher: FEUC
Citation: Pahins, Sílvia Letícia Lara - Reputação em organizações públicas brasileiras. Coimbra, 2012
Abstract: Em um contexto de mudança da sociedade brasileira surgem novas demandas às organizações públicas. Como consequência, uma reflexão sobre os fatores que influenciam a percepção do cidadão em relação ao serviço público nacional torna-se fundamental para a ampliação de mecanismos de interação com a sociedade, bem como a melhoria e modernização da gestão pública. Nesse sentido, este trabalho investiga a avaliação da reputação das organizações públicas brasileiras, mais especificamente, a reputação do Ministério Público do Estado do Amazonas, perante seu público interno. Trata-se, portanto de um estudo exploratório, que utiliza como fundamentos, conceitos relacionados a cultura, identidade e imagem organizacionais, além da abordagem centrada na reputação. Os resultados obtidos indicam que o MPE-AM possui uma reputação favorável perante seu público interno, explicada essencialmente pelas dimensões «serviços» e «cidadania», ambas de influência positiva, e «ambiente de trabalho», de influência negativa. Algumas características da instituição foram identificadas como, prestar serviços importantes para sociedade; ter respeito à autoridade; ser ética; contribuir para o desenvolvimento social; não se preocupar com a saúde e bem-estar aos funcionários; e, não oferecer oportunidades iguais a todos os funcionários. Por fim, identificaram-se os atributos mais relevantes para construção da reputação e imagem do MPE-AM, tais como: fazer boa aplicação do dinheiro público; oferecer serviço de qualidade; atender necessidades do cidadão; prestar serviços importantes para sociedade; ser ético; ser justo em sua condução; disponibilizar atos e contas públicas para o público em geral; ser ambientalmente responsável; ter foco em políticas de inclusão social, redução de desigualdades e fortalecimento da cidadania; ter baixa efetividade no controle da corrupção fora da instituição1; e, ser bem administrado.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Almeida.
URI: http://hdl.handle.net/10316/21345
Rights: openAccess
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