Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21237
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária de Avelar Brotero junto da turma do 10º 2C no ano letivo de 2011/2012 : prevalência da obesidade e a intervenção na educação física : o modelo curricular fitness model e o desenvolvimento da aptidão física utilizando os jogos reduzidos
Autor: Rocha, Rúben Filipe Antunes 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Obesidade
Data: 2012
Resumo: Na salvaguarda conceptual do presente documento é emergente apresentar e elucidar a estrutura do documento e sua relação hierárquica categorizada. Na primeira segmentação poder-se-á verificar a estrutura de ensino, avaliação e intervenção adoptadas no presente ano letivo. Ressalve-se a explicitação das temáticas efetivamente basilares na discriminação da atividade de Professor Estagiário apresentando a concepção de expertise, o tipo de intervenção pedagógica assumida, as características da turma que influenciaram os estilos de ensino utilizados, as estratégias de ação definidas e os conteúdos valorizados como fundamentais para a evolução da turma. Apresenta-se destacada outra situação relacionada com o ensino dos conteúdos da disciplina a uma aluna com deficiência auditiva (i.e. surdez profunda). A segunda segmentação destina-se a apresentar um estudo prático e uma temática aplicada na turma no intuito de desenvolver um aspeto patente na caracterização da turma, a falta de conceito de prática de atividade física. Aludindo ao modelo de ensino do Fitness Education (McConnell, 2005) em congruência com o ensino dos desportos coletivos através do recurso a jogos reduzidos e com a monitorização do esforço nas aulas de Educação Física. Efetivamente, o ensino das modalidades desportivas coletivas considera-se importante, numa fase de aprendizagem, agrupar diferenciadas aplicações da prática fomentando o ensino dos conteúdos técnicos e táticos através do jogo, a introdução de constrangimentos que levem o aluno a concretizar as ações que se pretendem desenvolver verificando a aplicação de tomadas de decisão baseadas em processos inerentes ao jogo formal.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/21237
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RE_Rúben Filipe Antunes Rocha_2010111340.pdf745.29 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

321
Visto em 28/ago/2024

Downloads 50

452
Visto em 28/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.