Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21235
Título: A experiência teatral : a identidade, o conflito e o cómico nas poéticas e nas políticas das configurações artísticas
Autor: Correia, André de Brito 
Orientador: Mendes, José Manuel
Fabiani, Jean-Louis
Data: 26-Out-2012
Editora: FEUC
Citação: Correia, André de Brito - A experiência teatral : a identidade, o conflito e o cómico nas poéticas e nas políticas das configurações artísticas. Coimbra, 2012
Resumo: A tese que se apresenta de seguida centra-se sobre as condições nas quais a experiência teatral se constitui como relato sobre a sociedade. O teatro é abordado enquanto performance, representação e pacto singulares, no contexto da relação actor/espectador. Com efeito, trata-se de uma experiência onde se jogam os papéis desempenhados por artistas e público, bem como um conjunto específico de formas de atenção. Tendo por base as questões centrais da identidade, do conflito e do cómico, pretende-se enunciar a maneira pela qual os dramas estéticos evidenciam e comentam os dramas sociais. Para tal, o teatro mobiliza uma série de referências a acontecimentos e a processos históricos e culturais que são objecto de uma transformação particular devido às condições liminares, subjuntivas e criativas inerentes aos eventos teatrais. Estes últimos combinam um mundo simultaneamente performativo e simbólico no qual mergulham os actores e os espectadores em diferentes configurações de actuação, atenção e participação. Quanto às identidades, tratar-se-á de equacionar o modo como seguem curso diversas identificações de cariz cultural, nomeadamente aquelas que se prendem com as lógicas da pertença nacional e religiosa. Abordar-se-á a questão do conflito na medida em que as suas manifestações decorrem da existência – mais ou menos manifesta, mais ou menos latente – de guerras. Estas últimas serão encaradas de uma forma ampla, de modo a se dar conta de como os conflitos mais profundos existem quer enquanto mobilização de violência física, quer enquanto ameaça dessa violência, quer ainda enquanto confrontos de sonhos e imaginários. O cómico será abordado enquanto recurso mobilizado nas performances e ficções contemporâneas e enquanto dimensão da actividade artística onde se reconfigura o papel do espectador enquanto homo ridens. iii Abordar-se-á a experiência teatral tendo em conta o trabalho empírico de observação sociológica referente a diversas criações artísticas apresentadas no Brasil (São Paulo) e em Portugal (Porto), ao longo de um período que se estendeu desde o ano de 2005 ao ano de 2007. Esta tese tem por objectivo evidenciar e problematizar as condições pelas quais o teatro se configura como uma espécie de experimentação destinada a lidar, através de materiais próprios, com as interrogações, hipóteses e formas de analisar a realidade social. Estas dinâmicas mostram-nos como a experiência teatral resulta de um trabalho de apropriação, adopção, adaptação e imaginação culturais tendo como matérias-primas processos sociais, memórias históricas, mitos colectivos e a influência, a competição, a distinção, a colaboração e o cruzamento que o teatro estabelece contemporaneamente com outras formas de ficção e com as lógicas do senso comum.
Descrição: Tese de doutoramento em Sociologia (Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação), apresentada á Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, sob a orientação de José Manuel Oliveira Mendes e Jean-Louis Fabiani .
URI: https://hdl.handle.net/10316/21235
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

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