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https://hdl.handle.net/10316/2111
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Tavares, Domingos | - |
dc.contributor.author | Murtinho, Vitor Manuel Bairrada | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T13:05:48Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T13:05:48Z | - |
dc.date.issued | 2002-07-18 | en_US |
dc.identifier.citation | MURTINHO, Vitor - 'La Piú Grassa Minerva' : a representação do lugar. Coimbra, 2001. | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/2111 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Arquitectura (Teoria e História da Arquitectura) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objectivo o estudo, durante o século XV e em Florença, do processo metódico e consciente de utilização da representação como palco da vida, como espelho do mundo, como lugar para as mais díspares manifestações formais.>br> Ao longo de quatro capítulos disserta-se sobre os processos de secularização do homem, de intelectualização do olhar, da criação de um ambiente protocolar com vocação universal, da realização e avaliação do espaço segundo processos lógicos e previamente avalizados recorrendo à conversão do espaço em unidades geometrizadas Primeiro faz-se juízo sobre o saber que genuinamente favoreceu os novos ventos de mudança. A desqualificação do saber tomista e a valorização do observável através de meticulosos diagnósticos, configura uma outra lógica de conhecimento conseguido — ou seja investigado — definindo-se uma espécie de itinerário para as ideias. Segundo faz-se juízo sobre o valor das estruturas implícitas que explicitam a representação. Da figura ao lugar, sempre sobre o domínio do olho, apresenta-se a base consistente, o mecanismo de prova, o garante à verdade sensível. Terceiro, pelo processo gradual de aproximação às geometrias das coisas ou às estruturas formais dos objectos, conduziu a uma situação de empatia entre o homem e o ambiente, esclarecendo que através do desenho se pode vencer uma barreira que múltiplas vezes se verificou era inabalável, já que sempre foi difícil tornar operativo — logo útil — o campo da representação. Quarto, retoma-se um trilho que descobre o desenho como discurso verosímil para designar o trabalho intelectual que suporta a tectónica. A representação torna-se conforme com a realidade visada, da mesma maneira que toda a realidade é susceptível de ser representação. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Teoria e História da Arquitectura | en_US |
dc.subject | Arquitectura | en_US |
dc.title | 'La Piú Grassa Minerva' : a representação do lugar | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-8956-7382 | - |
Appears in Collections: | FCTUC Arquitectura - Teses de Doutoramento |
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