Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/20847
Título: A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”
Autor: Gama, Ricardo 
Fernandes, Ricardo 
Palavras-chave: Conhecimento; Aprendizagem; Europa dos 27; AFCP; TIC
Data: 15-Out-2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: 5º Congresso Luso Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2012)
Local de edição ou do evento: Brasília
Resumo: No contexto da nova economia do conhecimento e da aprendizagem, a Europa tem procurado novos paradigmas de desenvolvimento como resposta a novas diferenciações espaciais entre países com lógicas contextuais diferentes. No sentido de se perceber as dinâmicas dos países da Europa a 27, é central analisar um conjunto de indicadores que permitam refletir sobre as trajetórias territoriais relacionadas com o conhecimento, a inovação e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Procura-se assim entender os diferentes padrões espaciais a partir de um conjunto de dimensões e indicadores, identificando comportamentos comuns com base num tratamento estatístico multivariado. Utiliza-se uma análise fatorial de componentes principais e uma análise classificatória, para se encontrar fatores que traduzam não só a tendência dos padrões espaciais das variáveis, como também unidades espaciais com caraterísticas semelhantes, procurando refletir sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional.
URI: https://hdl.handle.net/10316/20847
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas

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