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Título: Prospectivar a carreira de treinador em Portugal : estudo exploratório com treinadores de basquetebol
Autor: Rocha, Isabel Maria Lamy 
Orientador: Silva, Manuel João Coelho e
Gonçalves, Carlos Eduardo
Palavras-chave: Basquetebol; Treinador--basquetebol
Data: 2003
Resumo: O presente estudo de carácter exploratório foi realizado com candidatos do curso de nível I da Federação Portuguesa de Basquetebol no ano de 2002/ 2003 e dos Treinadores que interromperam sua actividade no ano de 2002. Este estudo é uma primeira aproximação empírica ao estudo dos motivos que levam os treinadores a aderirem à actividade, das expectativas em relação à actividade de treinador, do grau de satisfação com o curso de treinadores de nível I da Federação Portuguesa de Basquetebol e das razões para a interrupção da actividade do treinador na modalidade de Basquetebol. Para o nosso estudo foram utilizados os questionários elaborados por Coelho e Silva, Gonçalves, Adelino, Coelho e Beja (2001), que constitui uma aproximação empírica ao estudo dos aspectos a considerar ao longo do nosso trabalho. O número de inquiridos variou de acordo com as questões do questionário. Assim: A nossa análise é baseada em 377 indivíduos que foi distribuída da seguinte forma: 144 indivíduos nos motivos que levam os treinadores ao início da sua actividade; 78 indivíduos nas expectativas que têm em relação à actividade de treinador e 80 indivíduos na satisfação obtida com o curso de nível I realizado pela Federação Portuguesa de Basquetebol. A amostra dos ex-Treinadores que responderam aos inquéritos acerca das razões para a interrupção da actividade foi de 35 inquiridos. Os motivos mais valorizados para o início da actividade do treinador de factores intrínsecos e de motivos sociais que estão relacionados com uma ligação afectiva à modalidade que praticam ou praticaram. As principais expectativas mencionadas pelos candidatos relativamente à actividade de treinador são semelhantes às mencionadas por jovens atletas. Podendo-se categorizar da seguinte forma: competência (apreender e melhorar habilidades), afiliação (fazer parte de um grupo) e divertimento. Os candidatos do curso de nível I da Federação Portuguesa de Basquetebol, assinalam a competência dos formadores como a principal satisfação do curso. Os treinadores que interromperam a sua actividade, fizeram-no por várias razões. Sendo as principais razões devido à estrutura organizativa do clube e à prioridade dos estudos e actividade profissional.
Descrição: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20801
Direitos: openAccess
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