Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2047
Title: Colisões moleculares em sistemas reactivos e o problema da energia de ponto-zero em dinâmica clássica. (Discussão da Dissertação). Caos determinístico em sistemas hamiltonianos. (Discussão de um Estudo)
Authors: Marques, Jorge Manuel Campos 
Keywords: Química Teórica
Issue Date: 1995
Citation: MARQUES, Jorge Manuel Campos - Colisões moleculares em sistemas reactivos e o problema da energia de ponto-zero em dinâmica clássica. (Discussão da Dissertação). Caos determinístico em sistemas hamiltonianos. (Discussão de um Estudo). Coimbra, 1995. 266 p.
Abstract: Nesta dissertação éapresentado trabalho teórico de dinâmica molecular para sistemas com três e quatro átomos. No Capítulo 1 édiscutido o conceito de superfície de energia potencial, formalmente associado àaproximação de Born-Oppenheimer, bem como o seu cálculo e representação gráfica. Éainda abordado o método da expansão dupla multicorpos (DMBE), o qual foi aplicado na obtenção das funções de energia potencial usadas em todos os estudos dinâmicos aqui considerados. O Capítulo 2 descreve o método das trajectórias quasiclássicas (QCT), o qual foi usado nos cálculos dinâmicos dos sistemas átomo-diátomo e átomo-triátomo estudados nesta dissertação. Na parte final deste capítulo étambém introduzida uma nova aproximação (QCT/GH) para o cálculo de trajectórias clássicas em sistemas reactivos. O método QCT/GH utiliza uma sequência de potenciais quadráticos modelo, obtidos dos gradientes e Hessianas, evitando assim a representação global do potencial. No Capítulo 3 discute-se o problema da energia de ponto-zero em dinâmica clássica. Assim, modelos "activos" e "não-activos", que procuram impedir o fluxo energético não físico, são descritos e comparados. O modelo activo de Varandas e Marques éentão aplicado ao estudo das reacções H+H2 e O+OH no Capítulo 4. Os Capítulos 5 e 6 apresentam estudos dinâmicos detalhados das reacções O+OH e O+OD, nos quais são usados métodos não-activos para o tratamento do problema da energia de ponto-zero. Nestes capítulos são também apresentados valores para as secções eficazes e coeficientes de velocidade termalizados das referidas reacções. Éainda analisada a importância dos efeitos de recruzamento. A influência da substituição isotópica nos parâmetros dinâmicos e cinéticos étambém discutida no Capítulo 6. Finalmente, no Capítulo 7 são apresentados cálculos clássicos preliminares na reacção H+ArO2. O principal objectivo consiste na investigação da contribuição do mecanismo de chaperon na reacção H+Ar+O2 -> HO2+Ar, importante em química da atmosfera e em processos de combustão. Os resultados experimentais disponíveis para o coeficiente de velocidade de formação do radical HO2 distribuem-se entre as duas estimativas calculadas neste trabalho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/2047
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Química - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

284
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.