Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20354
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorValentim, Joaquim Pires-
dc.contributor.authorSousa, Ana Maria da Costa Andrade e-
dc.date.accessioned2012-07-12T21:25:24Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/20354-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractA diversidade cultural e social, o preconceito, a discriminação e a inserção no mercado de trabalho globalizado são temas que têm sido, cada vez mais, foco importante em vários estudos realizados. Com a internacionalização, essa diversidade cultural e social é ainda maior. No Brasil, esta diversidade cultural e social também tem sido alvo de grandes discussões e reformulações. Neste contexto, estudos mostram que a população negra e afro-brasileira é a que mais sofre discriminação e preconceito não só pela sua condição de cor, como também, pela sua condição social e pela falta de oportunidades oferecidas na área educacional e organizacional. Assim, a vinda de estudantes africanos para o Brasil, tem causado desconforto e questionamentos acerca da forma como estes são tratados. Deste modo, o presente trabalho teve como objectivo verificar, através de um estudo exploratório, como são feitas as representações sociais entre estudantes brasileiros e estudantes africanos assim como, averiguar como estes estudantes percepcionam o mercado de trabalho brasileiro actual e quais são suas perspectivas referentes à inserção no mercado de trabalho brasileiro tão selectivo e discriminatório. Os resultados sugerem que tanto os estudantes africanos como os brasileiros têm receio relativamente à inserção no mercado de trabalho, ao alegar que este é exigente e competitivo. Porém, enquanto os estudantes africanos vêem uma falta de oportunidade na inserção no mercado de trabalho, além de uma inserção complicada e preconceituosa, os brasileiros vêem essa inserção de forma positiva, com oportunidades, desafiadora porém também preconceituosa e diversificada, socialmente. Sugere-se que outros estudos sejam realizados, com uma amostra mais alargada, a fim de se obter respostas mais claras ao conteúdo aqui proposto.pt
dc.description.abstractCultural diversity, prejudice, discrimination, and the globalization of the labour market are receiving strong attention nowadays. With the globalization, cultural and ethnic minorities worldwide try to adapt to the new scenario. In Brazil, the cultural, social and ethnic diversity is still greater and have been motive of major discussions. In this context, the afroamerican population, because of his colour skin, social, cultural and ethnic features, seens to be the most injured. In fact, almost everywhere, the “afrodescendents” lack in work opportunities, mainly in the educacional and organizational areas. Many studies discuss the origin of this problem among african and afro-american students in Brazil, blaming not just their ethnic origin, but mainly race features. In this way, the present work aimed to verify, through a comparative work, the social presentations between brazilian and african students in Brazil, stressing on how those “foreigners” perceive the selective brazilian labour market, as well as their own perspectives regarding entering this market. The results suggest that both students – native and foreigners – fear the brazilian labour market, claimming that It is very competitive and demanding.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectDiversidade culturalpt
dc.subjectDiscriminaçãopt
dc.subjectMercado de trabalhopt
dc.subjectGestão da diversidadept
dc.titleReflexos da imigração europeia e africana na formação das representações sociais: um estudo exploratório entre estudantes brasileiros e estudantes africanos na cidade de São Paulopt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleReflexos da imigração europeia e africana na formação das representações sociais:um estudo exploratório entre estudantes brasileiros e estudantes africanos na cidade de São Paulopor
dc.date.embargoEndDate10000-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2009-01-01*
dc.date.periodoembargo0pt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9632-3693-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ana Maria Sousa.pdf773.21 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

459
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

65
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.