Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/19974
Title: Estudo do Sistema Metaestável B4C-Al Obtido por Síntese Mecânica
Authors: Pinto, Sara Milene Ferreira 
Orientador: Louro, Cristina
Issue Date: 14-May-2012
Citation: PINTO, Sara Milene Ferreira - Estudo do sistema metaestável B₄C-Al obtido por síntese mecânica [em linha]. Disponível em URL: http://hdl.handle.net/10316/19974. Coimbra : [s.n.], 2011. Dissertação de mestrado.
Abstract: Apesar da variedade de composições, número de técnicas de processamento e conhecida a diversidade de propriedades do B4C, é urgente encontrar (i) novos materiais baseados neste cerâmico, com propriedades específicas melhoradas, aumentar a experiência em (ii) novos processos de fabricação com impacto ecológico e económico importantes, e ainda incrementar o conhecimento do (iii) comportamento dos materiais, através da dualidade composição-microestrutura. Estes são os principais objectivos deste trabalho. O propósito final é manter a fase monolítica romboédrica do B4C, através da optimização do conteúdo de um elemento metálico de baixa densidade de forma a eliminar o polítipo minoritário, o B12(CCC). Para tal, seleccionou-se o Al. Recorreu-se à Síntese Mecânica (SM) para produzir soluções sólidas de carboneto de boro variando o teor em Al desde 2,5 até 50at.% a partir de pós comerciais. Foi possível concluir que 15 horas de síntese foram suficientes para eliminar a fase metálica CFC até teores de 25%at. Al, mantendo a estrutura romboédrica do cerâmico-base. Porém, e apesar do refinamento estrutural, não foi possível aferir da alteração dos grupos funcionais, ou seja, da cadeia principal e icosaedros. Estas misturas foram, posteriormente, sujeitas a tratamento térmico até 1200ºC, com o intuito de testar a estabilidade estrutural/transformação de fases. Conclui-se que não houve segregação de fases elementares nem de qualquer outro composto previsto nos diagramas de equilíbrio, pelo menos até valores de 25%at Al. Palavras-chave: Carboneto de Boro, Alumínio, Dopante, Síntese Mecânica, Soluções Sólidas.
Description: Dissertação de Mestrado, em Engenharia dos Materiais - Eng. Mecanica, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC
URI: https://hdl.handle.net/10316/19974
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese-final.pdf3.51 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

157
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

261
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.