Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/19164
Título: Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira
Autor: Barros, Cristina Isabel Faria 
Orientador: Fernandes, Rui Gama
Palavras-chave: Planeamento estratégico; Marketing territorial; Planeamento estratégico -- Região Autónoma da Madeira; Marketing regional -- Região Autónoma da Madeira; Desenvolvimento regional -- Região Autónoma da Madeira; Economia do turismo -- Região Autónoma da Madeira; Desenvolvimento regional; Turismo; Região Autónoma da Madeira; Ultraperiferia
Data: 2011
Citação: BARROS, Cristina Isabel Faria - Planeamento estratégico de marketing territorial e perspectivas de desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira. Coimbra : [s.n.], 2011
Resumo: Num contexto em que se assiste à crescente concorrência global entre os territórios pela captação de recursos susceptíveis de incentivar o desenvolvimento (investimentos, moradores, turistas, eventos, entre outros), o planeamento estratégico ancorado a uma perspectiva de marketing territorial assume-se como uma ferramenta de gestão territorial extremamente útil e actual no processo de constituição de uma imagem eficaz do território, de modo a que se torne mais apelativa para os públicos pretendidos. Face aos condicionalismos inerentes ao quadro de inserção territorial da Região Autónoma da Madeira (insularidade, ultraperiferia, descontinuidade territorial) e, em paralelo, às oportunidades de desenvolvimento que a mesma encerra, efectua-se um diagnóstico multi-sectorial e avalia-se a percepção dos residentes e turistas relativamente às dinâmicas de desenvolvimento, qualidade de vida e satisfação global do território. Num último momento avalia-se de que maneira a Região Autónoma, enquanto destino turístico de qualidade reconhecida, tem projectado os seus produtos turísticos e através de que canais é difundida a imagem da Região. Por fim, é valorizado um instrumento de planeamento, procurando avaliar em que medida o planeamento estratégico de marketing territorial poderá contribuir para estruturar o território internamente e o integrar em espaços mais vastos, através de acções que assegurem a satisfação dos cidadãos, investidores e visitantes.
In a context in which it is witnessed an increasing global competition among the territories for the gathering of resources that are likely to encourage the development (investments, inhabitants, tourists, events, among others), the strategic planning anchored to a territorial marketing perspective, assumes itself as a territorial management tool extremely useful and actual in the process of building an efficient image of the territory, in such a way that it becomes more appealing to the target groups. Given the constraints inherent to the framework of territorial insertion of the Autonomous Region of Madeira (e.g., insularity, outermost region, territorial discontinuity), together with the challenges and opportunities of development that it encloses, it is carried out a multi-sectoral diagnosis and it is evaluated the perception of both the residents and the tourists to the dynamics of development, quality of life, and overall satisfaction of the territory. As a final point, it is evaluated how the Autonomous Region of Madeira, as a world renowned tourism destination, has projected its tourism products and through which channels the image of the region has been disseminated. Finally, it is identified a planning tool, in an attempt to assess in which manner the strategic planning of territorial marketing can help on the internal structuring of the territory and on integrating it into broader spaces, through actions that ensure the satisfaction of citizens, investors, and visitors.
Descrição: Dissertação de mestrado em Geografia (Ordenamento do Território e Desenvolvimento), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/19164
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Geografia - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese Cristina Barros.pdf4.35 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

1.178
Visto em 23/abr/2024

Downloads 10

2.331
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.