Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18603
Title: Os blogues e a genda-setting : influência da blogosfera portuguesa na agenda mediática
Authors: Araújo, Ana Cláudia Teixeira 
Orientador: Silveirinha, Maria João
Keywords: Comunicação social; Sociedade portuguesa -- blogues
Issue Date: 2011
Citation: ARAÚJO, Ana Cláudia Teixeira - Os blogues e a genda-setting : influência da blogosfera portuguesa na agenda mediática. Coimbra : [s.n.], 2011
Abstract: A crescente presença e importância dos blogues como ferramentas de transmissão de informação e opiniões é, hoje em dia, vista como um facto na vida política e social contemporânea. Desde o seu aparecimento, há pouco mais de uma dezena de anos, os blogues tiveram um crescimento exponencial, somando, actualmente, mais de 172 milhões. Verifica-se, cada vez mais, que os blogues funcionam como uma espécie de construtores de opiniões, desempenhando, muitas vezes, um papel fundamental na formação de consciências. Este facto torna importante a análise do que determina os temas propostos por essas plataformas. Além da influência nos seus leitores, os blogues podem exercer influência sobre a agenda dos mass media, como já aconteceu no passado. É da consciência do papel desempenhado pelos blogues na sociedade que nasce o desejo de levar a cabo esta dissertação. Propomo-nos, então, a analisar a influência da blogosfera portuguesa na agenda mediática nacional. Após uma análise dos dados recolhidos de blogues previamente seleccionados e da imprensa, concluímos que este tipo de influência não constitui uma tendência, passando-se, inclusive, o contrário: os autores dos blogues têm tendência a escrever sobre aquilo que a agenda mediática propõe.
The growing presence and importance of the blogs as tools of information and opinion’s transmission is, nowadays regarded as a fact of political and social contemporary life. Since their appearance, about a dozen years ago, blogs had an exponential growth, summing today to more than 172 millions. Blogs have an increasing work as a kind of opinion builders, often fulfilling an important role in conscience’s raising and possibly molding. This makes the analysis of what determines the issues of blogs very important. Besides the influence in their readers, blogs can exert some influence in the agenda of the mass media, like it happened in the past. It’s from the awareness of the role played by the blogs in society that the desire of making this paper is born. We propose ourselves to analyze the influence of the Portuguese blogosphere in the national’s media agenda. After an analysis of the data collected from previous selected blogs and from the press, we conclude that this kind of influence does not constitute a trend. Plus, the opposite occurs: there’s a tendency of the blog authors to write about what the mass media publish.
Description: Dissertação de mestrado em Informação, Comunicação e Novos Media, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18603
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertacao-de-Mestrado_Ana-Araujo.pdf2.4 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

420
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

703
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.