Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18482
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dc.contributor.advisorSenra, Cristina-
dc.contributor.authorSantos, Francisco Marreiros Figueira Ferreira dos-
dc.date.accessioned2012-03-07T12:05:42Z-
dc.date.available2012-03-07T12:05:42Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/18482-
dc.descriptionDissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Físicapor
dc.description.abstractEstamos a viver no meio de uma revolução do corpo. “Como nos sentimos relativamente à imagem por nós transmitida, pode por conseguinte determinar e reflectir aquilo que sentimos sobre nós próprios no geral, e isso reproduz-se em fortes associações entre o Autoconceito corporal e a Auto-estima global ao longo de todo o período de vida” (Fox, 1997). Motivos como a necessidade de nos valorizarmos pela imagem que cada um de nós transmite, têm vindo a realçar a importância das modalidades do fitness para os muitos clientes destas modalidades. De acordo com este facto e devido à insuficiente investigação científica neste campo, considero oportuno e interessante o estudo ao nível dos praticantes de fitness e o modo como esse se reflecte na Auto-estima, auto-percepção e motivação dos mesmos para a prática das suas modalidades. O presente estudo realizou-se com base numa amostra de 65 sujeitos (N = 65), constituída por 38 indivíduos do sexo feminino (N=25) e 27 do sexo masculino (N=27), praticantes de diferentes modalidades de fitness. A média de idades da amostra é de 29,63 anos de idade. Como variáveis dependentes considerámos o Autoconceito físico (medido pelo questionário “Body Cathexis”), a Auto-estima (“Escala de Rosenberg”), a Autopercepção física (PSPP) e as dimensões da motivação (avaliadas pelo questionário “Exercise Motivations Inventory-2”). De forma a podermos abordar estes assuntos foi reunida uma bateria de questionários constituída pelos questionários de natureza biossocial (onde constavam, também, duas questões relacionadas com os aspectos de preocupação com a imagem durante as aulas de fitness), de satisfação corporal (Body Cathexis), auto-estima (Escala de Auto-estima de Rosenberg), de Autopercepção física (Physical Self Perception Profile) e de Motivação (IME-2: IME -Inventário de Motivações para o Exercício). Como grandes conclusões verificámos que o sexo feminino apresenta uma maior auto-estima e uma maior satisfação corporal; a imagem durante as aulas é importante para os praticantes de fitness; factores como a aparência física, competição, pressões médicas, saúde positiva, revitalização, saúde positiva e agilidade, são importantes para a autopercepção física, auto-estima e satisfação corporal e motivação para a prática de exercício físico.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBateria de testespor
dc.subjectPsicologia do desportopor
dc.subjectFitnesspor
dc.titleSatisfação corporal, auto-estima, autopercepção física, motivação e imagem corporal nos praticantes de fitnesspor
dc.typebachelorThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairetypebachelorThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
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