Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18110
Title: A importância da despesa em disposivos médicos nos sistemas de saúde
Authors: Baio, João Miguel da Costa 
Orientador: Quintal, Carlota Maria Miranda
Lourenço, Óscar Domingos
Keywords: Dispositivo médico; DM; Despesa; Sistema de saúde
Issue Date: 5-Dec-2011
Publisher: FEUC
Citation: Baio, João Miguel da Costa - A importância da despesa em disposivos médicos nos sistemas de saúde. Coimbra, 2011
Abstract: Os dispositivos médicos (DM) são um factor de produção essencial no processo de prestação de cuidados de saúde, e concomitantemente, na melhoria do estado de saúde dos indivíduos. Com esta dissertação pretendo explorar e analisar a importância, e o peso, dos DM nas despesas dos sistemas de saúde, uma vez que a recolha de dados sobre esta temática ainda não está implementada de um modo organizado e sistemático. Existindo apenas informação para denominados países desenvolvidos através de organismos regionais que representam a indústria de DM da Europa e dos EUA, como a Eucomed ou a AdvaMed, respectivamente. Desta forma, pretendo contribuir com a sistematização de um conjunto de definições e conceitos, propor uma metodologia de recolha de dados, apresentar alguns dados sobre despesas com DM (Capítulos 4.7 e 4.10), alertar para a dificuldade no processo de recolha de dados e para a inexistência de sistemas deste género em países em desenvolvimento ou em vias de desenvolvimento. Inicio a dissertação com o enquadramento os DM nos sistemas de saúde (Capítulos 2 e 3), seguindo-­‐se uma análise do seu contexto económico (Capítulo 4), focando o seu impacto nas despesas nos sistemas de saúde. Com a tipologia de informação da Eucomed e da AdvaMed, bem como com outros dados da OMS, OCDE e Banco Mundial elaborei uma análise na qual obtive resultados da despesa em DM de alguns países desenvolvidos (Capítulo 4.7). De entre os mais relevantes, saliento que por cada cidadão, no ano de A importância da despesa em dispositivos médicos nos sistemas de saúde _____________________________________________________________________________________ XI 2004, nos EUA existiu um gasto de cerca de $385, no Japão $214 e para um conjunto de países europeus $222 (valores em dólares dos EUA). No entanto, nos países em desenvolvimento, os que mais carecem deste género de informação, este conhecimento é muito escasso. Aproveitando esta ausência de dados e uma colaboração com a OMS, realizei um inquérito sobre esta temática aos países da CPLP (Capítulos 4.10 e 7). Os dados obtidos foram insuficientes para estimar a despesa destes países com DM. Contudo, demonstram a necessidade e a importância de conhecer esta informação, uma vez que face ao crescente peso da despesa em saúde, às restrições orçamentais e à percentagem que os DM têm na despesa global da saúde, será oportuno a implementação de medidas de controlo para os referidos países. O inquérito que desenvolvi, surge como início de uma recolha e análise de dados sobre a despesa em DM nos sistemas de saúde por parte da unidade focada nesta área da OMS, a equipa de Imagiologia e Dispositivos Médicos (DIM).
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada á Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlota Quintal e Óscar Lourenço.
URI: https://hdl.handle.net/10316/18110
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

381
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

988
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.