Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18025
Title: Balanced scorecard em instituições hospitalares : esboço para o bloco operatório
Authors: Gameiro, Teresa Marina Gaspar Lontro 
Orientador: Ferreira, Maria Manuela Frederico
Keywords: Balanced scorecard; Gestão estratégica; Instituições Públicas; Sector da sáude; Bloco operatório
Issue Date: 7-Dec-2011
Publisher: FEUC
Citation: Gameiro, Teresa Marina Gaspar Lontro - Balanced scorecard em instituições hospitalares : esboço para o bloco operatório. Coimbra, 2011
Abstract: Nos anos 80 surge o conceito de New Public Management que propõe aos serviços públicos a introdução de mecanismos de eficiência e princípios de gestão similares aos do sector privado. No sector da saúde, as instituições hospitalares procuram novas ferramentas de gestão como forma de solucionar dificuldades financeiras sem perda do nível de qualidade esperado pela população. O Balanced Scorecard é um modelo de gestão desenvolvido por Kaplan e Norton na década de 90 que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objectivos operacionais que direccionam comportamentos e o desempenho. É um instrumento que na sua forma original, a partir da visão e estratégia da organização, se desdobra em quatro perspectivas: financeira, dos clientes, dos processos internos e de aprendizagem e desenvolvimento. Inicialmente desenvolvida para o sector privado, na sua adaptação ao sector público, a missão, os valores e a visão tornam-se os pilares para o desenvolvimento da estratégia do BSC e a perspectiva financeira perde prioridade, dando lugar à perspectiva dos clientes, podendo ainda o modelo ser adaptado conforme a realidade onde pretende ser aplicado. Apoiado na revisão bibliográfica sobre esta ferramenta de gestão, este trabalho tem como objectivo o estudo da aplicação do BSC no Bloco Operatório. É um serviço complexo e completo, com actividade altamente especializada, representando um centro de custos com uso intensivo de recursos humanos, materiais, tecnológicos, económicos e sobretudo de tempo. Um instrumento de gestão adequado é um contributo para a tomada de decisão dos gestores responsáveis. O desenho do estudo é descritivo, recorrendo a entrevistas semi-estruturadas realizadas a responsáveis pela gestão do Bloco Operatório de iv diferentes instituições - enfermeiro-chefe, director do serviço e administrador da área cirúrgica - com o objectivo de encontrar pontos em comum que contribuam para a possível aplicação do BSC ao BO. Pretende-se que este trabalho para além de contribuir para uma gestão estratégica orientada, tendo em conta a segurança do utente, os ganhos para a saúde e a necessidade de controlo de custos, possa servir como forma de divulgação do método apresentado para que a sua aplicação passe a ser ponderada por todos os que têm responsabilidades de gestão nas organizações.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão e Economia da Saúde, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Maria Manuel Frederico Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/18025
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

540
checked on Mar 12, 2024

Download(s) 5

5,494
checked on Mar 12, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.