Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17996
Title: "Educação, valores e filosofia": orientações pedagógicas para o ensino dos valores no âmbito da filosofia
Authors: Silva, Maria Dulce Ribeiro Marques da 
Orientador: Silva, Maria Helena Lopes Damião da
Festas, Maria Isabel Ferraz
Keywords: Valores; Ensino da Filosofia; Programa curricular; Manuais escolares; Conhecimento
Issue Date: 2011
Citation: SILVA, Maria Dulce Ribeiro Marques da - "Educação, valores e filosofia": orientações pedagógicas para o ensino dos valores no âmbito da filosofia. Disponível em URL: http://hdl.handle.net/10316/17996. Coimbra : [s.n.], 2011
Serial title, monograph or event: "Educação, valores e filosofia": orientações pedagógicas para o ensino dos valores no âmbito da filosofia
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente trabalho começa por incidir na discussão da importância que se entende dever ser reconhecida aos valores no quadro do ensino formal, para, de seguida, se abordarem, ainda que sinteticamente, as preocupações pedagógicas nos momentos mais emblemáticos da história da educação ocidental. Isto para debatermos as prioridades axiológicas na actualidade educativa, em particular na Filosofia. Daqui resulta a sistematização de concepções de ensino diferenciadas: umas que defendem a centralidade do conhecimento de tendência universal, do esforço racional e do incentivo à autodisciplina; outras que advogam um “conhecimento” utilitário, o desenvolvimento de competências para a vida concreta e o atendimento a necessidades e interesses particulares dos alunos. Com base neste enquadramento teórico delineou-se um estudo empírico com o objectivo de identificar, no âmbito da temática dos valores éticos, a presença dessas orientações de ensino em documentos normativo-legais para o Ensino Secundário, no programa oficial de Filosofia e em manuais para o 10.º ano de escolaridade. Em particular, a análise dos manuais, apoiada numa grelha construída para o efeito, permitiu concluir que, em relação à temática em causa, e independentemente das adopções, alguns se revelam híbridos quanto às orientações de ensino veiculadas pelos documentos supracitados, sendo que outros apontam para que o aluno adquira tendencialmente conhecimentos universais. Será pertinente acentuar a existência de alguns que, embora constituindo uma minoria, não seguem estritamente as orientações do programa.
The current work focuses, in a first stage, on the discussion of the importance that should be attributed to the ‘values’ in the framework of formal education, and subsequently touches upon the pedagogical concerns identified in key moments of the Western education history. The ultimate aim underlying this discussion is the debate of axiological priorities in current education, namely relating to Philosophy teaching at high school level. The result of such discussion is a systematization of different teaching conceptions, some of which defend the centrality of knowledge of universal tendency, as well as the rational effort and incentive to selfdiscipline. Others, on the other hand, advocate for a utilitarian “knowledge” and the development of practical skills aimed at the everyday life, as well as for an increased attention paid to students’ particular needs and interests. Based on this theoretical framework, an empirical study has been developed in order to identify, in the context of ‘ethic values’, the presence of those teaching orientations in legal documents concerning Philosophy teaching in high school, as well as in the official teaching programme of the subject and in Philosophy manuals for 10th grade. The documental analysis, based on a table created specifically for the purpose, has lead us to conclude that in this case study, and regardless of the adopted ones, some of the manuals appear to be rather hybrid in terms of following the official orientations above mentioned, while others tend to suggest that the student must acquire universal knowledge. It is pertinent to highlight that there are still some manuals, albeit a minority, which do not follow strictly the guidelines of the programme.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Educação e Sociedade do Conhecimento) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17996
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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