Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/1780
Título: Estratigrafia e paleobiologia do cenomaniano-turoniano: o significado do eixo da Nazaré-Leiria-Pombal.
Autor: Tonicher, Pedro Miguel Callapez 
Orientador: Soares, António Ferreira
Palavras-chave: Estratigrafia e Paleontologia; Geologia
Data: 27-Jul-1998
Citação: TONICHER, Pedro Miguel Callapez - Estratigrafia e paleobiologia do Cenomaniano - Turoniano : o significado do eixo da Nazaré-Leiria-Pombal. Coimbra, ed. aut., 1998, 478 p.
Resumo: A dissertação apresentada inclui o estudo estratigráfico da Formação Carbonatada, um extenso corpo sedimentar de natureza essencialmente calcária e de idade cretácica (andares Cenomaniano e Turoniano - cerca de 98 a 92 milhões de anos), que se distribui pelas regiões do Baixo Mondego e da Nazaré-Leiria-Ourém. Estas duas regiões estão separadas por um importante eixo de fracturação NE-SW (falha da Nazaré), cujo rejogo levou a que se diferenciassem vários domínios de sedimentação carbonatada marinha a Norte e a Sul. Assim, entre a Nazaré e Leiria desenvolveu-se, durante o Cenomaniano superior, um complexo de altos fundos com bioconstrucções de rudistas e/ou corais, passando a uma vasta área lagunar na região de Ourém. A Norte do eixo referido, estes domínios passavam a fácies carbonatadas e greso-carbonatadas com amonites, traduzindo um meio mais aberto às influências marinhas e limitado a oriente por planícies litorais e aluviais. O estudo estratigráfico efectuado foi acompanhado por uma revisão sistemática das faunas de amonites e inoceramídeos portuguesas, seguido de uma análise biostratigráfica, conducente ao estabelecimento de um quadro biozonal. Também os povoamentos macro-bentónicos das duas áreas foram estudados do ponto de vista paleobiológico e ecozonal (variações espaciais e temporais das numerosas associações fósseis reconhecidas, na sua maior parte compostas por corais, gastrópodes, bivalves, briozoários, equinídeos, serpulídeos e crustáceos decápodes). Todos estes dados foram, por fim, conjugados com vista à elaboração de diversas cartas paleobiogeográficas, reconstituído a evolução espaço-temporal da região estudada durante este intervalo do Cretácico superior, caracterizado pela permanência do domínio marinho em grande parte do actual território português.
Descrição: Tese de doutoramento em Geologia (Estratigrafia e Paleontologia) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ.de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1780
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

758
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.