Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17800
Title: A gestão de conteúdos digitais em bibliotecas universitárias: o caso do portal da Biblioteca da FLUC
Authors: Neves, Bruno Pinheiro 
Borges, Maria Manuel 
Keywords: Sistemas de gestão de conteúdos; Gestão da informação; Bibliotecas universitárias; Web 2.0; Content management systems; Information management; University libraries
Issue Date: 2011
Publisher: Universidad de Extremadura. Departamento de Información y Comunicación
Citation: NEVES, Bruno Pinheiro; BORGES, Maria Manuel - A gestão de conteúdos digitais em bibliotecas universitárias: o caso do portal da Biblioteca da FLUC. In PULGARÍN GUERRERO, Antonio; VIVAS MORENO, Agustín, Coord. - Límites, fronteras y espacios comunes: encuentros y desencuentros en las Ciencias de la Información: actas V Encuentro Ibérico EDICIC 2011. Badajoz : Universidad de Extremadura, 2011. ISBN 978-84-9978-021-4. p. 194-201
Serial title, monograph or event: Límites, fronteras y espacios comunes: encuentros y desencuentros en las Ciencias de la Información: actas V Encuentro Ibérico EDICIC 2011
Place of publication or event: Badajoz
Abstract: Com o aparecimento da Internet houve a necessidade das bibliotecas marcarem a sua presença na Web e ampliarem a prestação dos seus serviços no ambiente virtual, possibilitando a pesquisa do catálogo em linha e a disponibilização de conteúdos através de bibliotecas digitais. Actualmente, os sistemas de gestão de conteúdos (CMS) facilitam a administração de todo o processo da gestão de conteúdos, desde a criação até à sua publicação. Paulatinamente, as bibliotecas também têm vindo a utilizar estas ferramentas como meio de divulgação dos serviços que prestam, as actividades desenvolvidas ou as novidades bibliográficas aos utilizadores. No entanto, e com a emergência da componente social da Web, vulgarmente designada como Web 2.0, as bibliotecas confrontam-se com novos comportamentos dos utilizadores. Este trabalho demonstra o contributo dos sistemas de gestão de conteúdos na gestão da informação em bibliotecas universitárias, de forma a satisfazer as necessidades de informação dos utilizadores. Como estudo de caso apresenta-se a aplicação do Drupal, como ferramenta de gestão dos recursos de informação do portal dos Serviços de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra que permitiu ampliar os serviços prestados à comunidade académica.
With the advent of the Internet, there was a need for libraries to mark their Web presence and expand the provision of their services in the virtual environment, enabling the online research catalog and the availability of content through digital libraries. Currently, content management systems (CMS) facilitate the administration of the entire process of content management, from creation to publication. Gradually, libraries have also been using these tools as a means of providing information services, the activities or the dissemination of new bibliographic to the users. However, with the emergence of the social component of the Web, commonly referred to as Web 2.0, libraries are faced with new behaviors of users. This work demonstrates the contribution of content management systems in information management in academic libraries, in order to satisfy the information needs of users. As a case study presents the application of Drupal as a tool for management of information resources portal of the Serviços de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, allowed to expand services to the academic community.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17800
ISBN: 978-84-9978-021-4
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas
I&D CEIS20 - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

474
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

390
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.