Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17639
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Antero Filipe Rocha-
dc.contributor.advisorGandum, João-
dc.contributor.authorSarnadas, Mariana Leal-
dc.date.accessioned2011-11-21T15:24:33Z-
dc.date.available2011-11-21T15:24:33Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17639-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbrapor
dc.description.abstractEste trabalho consiste na elaboração do Relatório Final do Estágio Pedagógico, realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico desenvolveu-se na Escola Secundária D. Maria, em Coimbra, no ano lectivo de 2010/2011 e tendo como objectivo favorecer a integração e consolidação, no contexto da pratica, os conhecimentos teóricos adquiridos no 1ºe 2º semestre do Curso de Mestrado, através de uma prática docente supervisionada e orientada, com vista à profissionalização de professores de Educação Física competentes. O presente relatório está estruturado em dois grandes capítulos, ao longo dos quais se apresenta as actividades desenvolvidas no Estágio Pedagógico, as actividades de ensino /Aprendizagem e as Atitudes Ético Profissionais. A intenção é descrever e reflectir sobre as actividades desenvolvidas ao longo do ano, pretendendo-se realizar uma avaliação de todo o trabalho desenvolvido e os conhecimentos dele derivado, ao descrever e analisar criticamente as duas dimensões. As principais competências profissionais a desenvolver enquanto professores estagiários são: o Planeamento, Realização e Avaliação. O conhecimento adquirido, as dificuldades sentidas, o impacto do estágio na realidade escolar e a análise e perspectiva da formação inicial e contínua, foram também abordadas de uma forma crítica e reflexiva. O perfil do professor aponta para alguém competente, que reflecte sobre a sua prática e que actua sobre ela, reajustando o ensino às necessidades dos alunos. O Estágio Pedagógico está orientado nesse sentido, mostrando-se uma óptima oportunidade de aprendizagem e promotora da aquisição e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, de atitudes proactivas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, por forma a constituir o ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho na área da docência da Educação Física e necessário a um desempenho proficiente. Palavras-chave: Estágio Pedagógico; competências profissionais.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleEstágio pedagógico : relatório final de estágiopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final de Estágio - Mariana Sarnadas FINAL.pdf385.53 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 1

5,188
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 1

86,280
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.