Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17402
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRebelo, Teresa-
dc.contributor.authorAlmeida, Nancy Maria Gabriel de-
dc.date.accessioned2011-10-28T10:31:11Z-
dc.date.available2011-10-28T10:31:11Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17402-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractEste trabalho parte da noção de cultura de aprendizagem mas descentra-se do conceito para estudar as relações que o mesmo estabelece com os processos de liderança que têm origem nos escalões intermédios da organização. Localizadas estrategicamente na organização, as chefias intermédias têm o poder de facilitar ou obstruir as aprendizagens das e nas organizações, contribuindo para a existência de diferentes orientações culturais para a aprendizagem. Neste sentido, procurou-se averiguar o impacto das lideranças intermédias na percepção de uma cultura orientada para a aprendizagem, tentando-se perceber, igualmente, o modo como estas chefias intermédias funcionavam como focos de heterogeneidade cultural. Todos os elementos da amostra de investigação (N = 164) eram oriundos do departamento de produção de uma empresa do sector cerâmico português e pertenciam a grupos de trabalho diferenciados segundo as chefias directas que os lideravam (N = 40). Os resultados demonstraram uma influência positiva e estatisticamente significativa da liderança intermédia na percepção de uma cultura orientada para a aprendizagem e a existência de diferenças, igualmente significativas, entre os grupos com estilos de liderança diferentes. As implicações teóricas e práticas destes resultados foram analisadas e discutidas.por
dc.description.abstractThis study takes the idea of learning culture but deviates from the concept to study the relations that it establishes with the processes of leadership that originate in the intermediate levels of the organization. Located strategically in the organization, middle management have the power to render easy or obstruct the apprenticeships of and in organizations, contributing to the existence of different cultural orientations towards learning. In this context, the present study sought to investigate the impact of middle management in the perception of a learning oriented culture, trying to understand, as well, the way these middle leaders function as focus of cultural heterogeneity. All the individuals of the investigation sample (N = 164) came from the production department of a portuguese unit in the ceramic sector and belong to working groups differentiated according to its leader (N = 40). The results suggest a positive and significant influence of the middle management in the perception of learning oriented culture and the existence of differences, equally significant, between groups with different styles of leadership. Implications and limitations of this study are discussed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectCultura de aprendizagempor
dc.subjectLiderança intermédiapor
dc.subjectHeterogeneidade culturalpor
dc.titleLiderança e cultura de aprendizagem: Estudo empírico sobre o papel da liderança intermédia na percepção e heterogeneidade da cultura de aprendizagempor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleLiderança e cultura de aprendizagem: Estudo empírico sobre o papel da liderança intermédia na percepção e heterogeneidade da cultura de aprendizagempor
dc.peerreviewedNopor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3380-0840-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Nancy Almeida.pdf376.92 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

433
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

24
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.