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https://hdl.handle.net/10316/17402
Title: | Liderança e cultura de aprendizagem: Estudo empírico sobre o papel da liderança intermédia na percepção e heterogeneidade da cultura de aprendizagem | Authors: | Almeida, Nancy Maria Gabriel de | Orientador: | Rebelo, Teresa | Keywords: | Cultura organizacional; Cultura de aprendizagem; Liderança intermédia; Heterogeneidade cultural | Issue Date: | 2007 | Serial title, monograph or event: | Liderança e cultura de aprendizagem: Estudo empírico sobre o papel da liderança intermédia na percepção e heterogeneidade da cultura de aprendizagem | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Este trabalho parte da noção de cultura de aprendizagem mas
descentra-se do conceito para estudar as relações que o mesmo estabelece
com os processos de liderança que têm origem nos escalões intermédios da
organização. Localizadas estrategicamente na organização, as chefias
intermédias têm o poder de facilitar ou obstruir as aprendizagens das e nas
organizações, contribuindo para a existência de diferentes orientações
culturais para a aprendizagem. Neste sentido, procurou-se averiguar o
impacto das lideranças intermédias na percepção de uma cultura orientada
para a aprendizagem, tentando-se perceber, igualmente, o modo como estas
chefias intermédias funcionavam como focos de heterogeneidade cultural.
Todos os elementos da amostra de investigação (N = 164) eram
oriundos do departamento de produção de uma empresa do sector cerâmico
português e pertenciam a grupos de trabalho diferenciados segundo as
chefias directas que os lideravam (N = 40). Os resultados demonstraram uma
influência positiva e estatisticamente significativa da liderança intermédia na
percepção de uma cultura orientada para a aprendizagem e a existência de
diferenças, igualmente significativas, entre os grupos com estilos de
liderança diferentes. As implicações teóricas e práticas destes resultados
foram analisadas e discutidas. This study takes the idea of learning culture but deviates from the concept to study the relations that it establishes with the processes of leadership that originate in the intermediate levels of the organization. Located strategically in the organization, middle management have the power to render easy or obstruct the apprenticeships of and in organizations, contributing to the existence of different cultural orientations towards learning. In this context, the present study sought to investigate the impact of middle management in the perception of a learning oriented culture, trying to understand, as well, the way these middle leaders function as focus of cultural heterogeneity. All the individuals of the investigation sample (N = 164) came from the production department of a portuguese unit in the ceramic sector and belong to working groups differentiated according to its leader (N = 40). The results suggest a positive and significant influence of the middle management in the perception of learning oriented culture and the existence of differences, equally significant, between groups with different styles of leadership. Implications and limitations of this study are discussed. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17402 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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