Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1672
Title: Purificação e caracterização físico-química da protease de Cynara cardunculus L.
Authors: Faro, Carlos José Fialho da Costa 
Orientador: Pires, Euclides Manuel Vieira
Keywords: Bioquímica; Protease do cardo - Purificação e caracterização
Issue Date: 19-Jul-1991
Citation: FARO, Carlos José Fialho da Costa - Purificação e caracterização Físico-Química da protease de Cynara cardunculus L.. Coimbra, 1991.
Abstract: A flor do cardo (Cynara cardunculus L.) é tradicionalmente utilizada em Portugal no fabrico de queijo. A protease responsável pela actividade coagulante foi isolada a partir de flores secas com um rendimento de 80%, por extracção dos estiletes com citrato de sódio 0,1M pH 3,0 seguida de cromatografia de exclusão molecular em Sephadex G-100 e liofilização. A protease migra em PAGE/SDS sob a forma de duas bandas distintas com massa molecular aparente 31000 e 16000 daltons. As duas bandas reagem positivamente à coloração com reagente de Schiff indicando que ambas são glicosiladas após desglicosilação com TFMS as subunidades migram em PAGE/SDS sob a forma de duas bandas com massa molecular de 27500 e 14400 daltons. As subunidades da protease de Cynara cardunculus L. foram isoladas por cromatografia de fase reversa em HPLC e por cromatografia de exclusão molecular em Sephadex G-100 na presença de guanidina 6M. A composição em aminoacidos e em hidratos de carbono, a análise do terminal aminico e os mapas petidicos com CNBr, tripsina e protease da estirpe V8 de S. aureus mostraram que a subunidade de 16000 daltons não é um fragmento proteolítico nem um monomero da subunidade de 31000 daltons. A protease é inibida por pepstatina e tem actividade proteolitica a pH acidico; tem o máximo de actividade a 50o C e é activa na presença de ureia, Triton X-100 e de alguns solventes organicos, sendo inibida por SDS e cloreto de guanidina. A protease de Cynara cardunculus L. tem preferencia por ligações peptidicas que envolvam aminoacidos hidrofóbicos clivando preferencialmente ligações do tipo (Phe, Leu, ILe)-(Val, Tyr). Tal como a maioria das restantes enzimas coagulantes a protease de C. cardunculus L. inicia a coagulação do leite por clivagem da ligação Phe105-Met 106 da K-caseína. A actuação desta protease na IgG humana resulta na formação de Fc e F(ab)2 respectivamente a parte efectora do anticorpo e a região que reconhece o antigénio.
Description: Tese de doutoramento em Ciências (Bioquímica)apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1672
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

427
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.