Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/16500
Title: Identificação e análise das práticas lúdicas e recreativas em idosos : jogos, brinquedos e brincadeiras da freguesia de Pernes
Authors: Ribeiro, Frederico Eduardo Marques de Oliveira Afoito 
Orientador: Jaqueira, Ana Rosa Fachardo
Keywords: Recreação; Idosos; Brinquedos
Issue Date: 2005
Keywords: Recreação; Idosos; Brinquedos
Issue Date: 2005
Abstract: Este estudo teve como principal objectivo identificar os jogos, brinquedos e brincadeiras dos idosos durante a sua infância, na Freguesia de Pernes, e caracterizar o contexto sócio-político e cultural da época, para sabermos até que ponto este interferia ou condicionava de alguma forma as actividades lúdicas das crianças. O estudo teve como amostra dez idosos, com idades compreendidas entre os 71 e 91 anos, utentes da instituição Santa Casa da Misericórdia de Pernes. A técnica utilizada para a colecta de dados foi a entrevista semidirectiva, com questões relacionadas com a caracterização pessoal, a situação sócio-político-cultural do país, e a identificação dos jogos, brincadeiras e brinquedos, na época em que viveram a sua infância, abordando a forma como estas actividades lúdicas eram efectuadas. Após a recolha da informação, procedeu-se à metodologia de análise do conteúdo do material recolhido nas entrevistas, tendo-se procedido à sua categorização, de forma a simplificar a análise dos resultados e a obtenção das conclusões. Verificou-se a existência de vinte jogos, quinze brincadeiras e oito brinquedos distintos. Também verificámos que, devido à dispersão dos locais de residência dos idosos durante a sua infância, existiam actividades lúdicas praticadas por apenas alguns dos idosos. Por último, concluímos que as actividades lúdicas referidas eram realizadas separadamente por rapazes e raparigas e que a nível sócio-político a grande condicionante das práticas lúdicas era o trabalho, em virtude da pobreza sentida neste meio rural. Em relação aos materiais, a madeira era o que mais se utilizava, sendo as actividades lúdicas realizadas ao ar livre e estando o rio Alviela directamente relacionado com certos tipos de brincadeiras. No que diz respeito à aprendizagem, a forma de brincar era transmitida pelo grupo de amigos/colegas a que pertenciam, enquanto que os objectos necessários para as actividades lúdicas eram normalmente confeccionados pelos próprios intervenientes, aproveitando os recursos naturais existentes mais abundantes, a madeira.
Description: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/16500
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Monografia Frederico Ribeiro Dez.-2005.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

175
checked on Aug 14, 2019

Download(s) 20

877
checked on Aug 14, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.