Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15725
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPortugal, Sílvia-
dc.contributor.authorAldeia, João Miguel Marques Alves-
dc.date.accessioned2011-08-23T14:22:35Z-
dc.date.available2011-08-23T14:22:35Z-
dc.date.issued2011-07-19-
dc.identifier.citationAldeia, João Miguel Marques Alves -"A Barraca do Rui" : os laços sociais no fenómeno dos sem-abrigo. Coimbra, 2011por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15725-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Sílvia Portugal.por
dc.description.abstractA presente dissertação procura compreender o papel dos laços sociais no fenómeno dos sem-abrigo. Epistemologicamente, a investigação enquadra-se num modelo reflexivo de ciência, assente num diálogo triplo: entre sujeito-investigador e sujeito-cuja-vida-é-investigada; entre a micro-realidade estudada e os macro-processos que, de modo circular, a influenciam e são por ela influenciados; e entre a empiria e a teoria, no sentido da sua reconstrução crítica em aproximação ao real. Deste enquadramento geral parte-se para a crítica do regime de verdade que domina as representações e acções dos elementos da sociedade domiciliada sobre quem vive na rua. Para ligar o modelo epistemológico geral à teoria mobilizada, recorre-se a uma visão figuracional que realça os processos pelos quais os vários níveis de integração e complexidade sociais se interpenetram. De um ponto de vista teórico, mobiliza-se o modelo das zonas de coesão social, entendendo o fenómeno dos sem-abrigo como processo de desafiliação. Olha–se, no entanto, para as múltiplas afiliações presentes na vida dos indivíduos sem-abrigo. A partir desta localização epistemológica e teórica, a biografia de Rui Botelho é interpretada como caso exemplar. Observam-se os pontos de inflexão ocorridos na sua vida, maioritariamente marcados por um aumento da precariedade, vulnerabilidade e pobreza que a localização na zona de desafiliação comporta. Observam-se os laços e as mudanças, produzidas pelas inflexões, na protecção e no reconhecimento que os laços garantiam. Deparamo-nos com uma protecção ausente ou reduzida e com um reconhecimento negado por todos os actores que não aqueles que se localizam também na zona de desafiliação. Este status quo leva a que Rui reivindique mais protecção, de modo a que possa aceder à habitação, e, sobretudo, que o reconheçam como cidadão e ser humano e não como «sem-abrigo». A importância dos laços é grande, mas é-o num plano representacional, que se prende com o que Rui considera que cada laço lhe deveria garantir e não garante, criando, assim, uma sensação de indignação pelo que é percebido como uma injustiça sempre presente na vida na rua. Viver na rua pode levar à eliminação de laços particulares, mas também à sua criação. Sobretudo, origina uma reconfiguração de laços de diferentes tipos. Apesar da maioria dos laços negar reconhecimento e de nenhum deles fornecer uma protecção significativa, eles estão bem presentes na zona de desafiliação em que Rui vive.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.title"A Barraca do Rui" : os laços sociais no fenómeno dos sem-abrigopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7044-7946-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese João Aldeia.pdf13.98 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

912
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

1,303
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.