Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15421
Title: Comportamento disruptivo dos alunos em contexto escolar segundo a percepção dos professores: estudo da sua relação com a aceitação-rejeição parental percepcionada e o ajustamento psicológico.
Authors: Poiares, Sara Patrícia Lindim 
Keywords: Comportamento dos alunos; Rejeição parental
Issue Date: 2010
Abstract: O presente estudo exploratório teve como objectivo estudar a hipotética relação entre o comportamento disruptivo dos alunos em contexto escolar segundo a percepção dos professores com a aceitação/rejeição parental percepcionada e o ajustamento psicológico. Procedeu-se igualmente à análise da relação entre a rejeição materna/paterna percepcionada e o desajustamento psicológico. Os dados foram recolhidos junto de uma amostra de 81 pré-adolescentes com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos de idade, através dos seguintes instrumentos: as escalas Percepção da Atitude do Pai (PAP) e Percepção da Atitude da Mãe (PAM) (versões portuguesas da Child-PARQ-Father/Mother de Rohner, 2004 - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009a,b), para avaliar a percepção da aceitação/rejeição parental (paterna e materna); o Questionário da Avaliação da Personalidade (QAP) (versão portuguesa do Child-PAQ de Rohner, 2004 - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009c), para avaliar a percepção de algumas dimensões da personalidade; a Avaliação da Conduta do Aluno (ACA) (versão portuguesa do TESC de Rohner, 2004 - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009d) para avaliar o nível de comportamentos disruptivos em contexto escolar segundo a percepção dos professores. As análises efectuadas permitiram confirmar as hipóteses relativas à relação entre o nível de comportamentos disruptivos dos alunos em contexto escolar (percepção dos professores) com a percepção de rejeição materna e com o desajustamento psicológico (Melton, 2000 cit in Rohner & Khaleque, 2008). No entanto, a rejeição paterna não se revelou significativamente associada ao comportamento dos alunos. As hipóteses sobre a associação entre a rejeição materna/paterna e o desajustamento psicológico foram confirmadas, tendo-se verificado que a rejeição paterna tem um impacto mais significativo do que a rejeição materna, indo ao encontro da investigação prévia (Veneziano & Rohner, 1998; Rohner et al., 2005).
This exploratory study had the purpose of analyzing the hypothetical relationship between the student behavior in the school environment (through the teacher perception) and both parental acceptance/rejection perception and psychological adjustment. Moreover, it was analyzed the relationship between the parental acceptance/rejection and the psychological maladjustment. We collected data from 81 preadolescents aged from nine to thirteen years old, using the follow instruments: the Child-PARQ-Father and the Child-PARQ-Mother (Rohner, 2004; Portuguese versions - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009a,b), to assess the parental acceptance/rejection perception (father and mother); the Child-PAQ (Rohner, 2004; Portuguese version - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009c), to assess some personality dimensions perception; the TESC (Rohner, 2004; Portuguese version - Franco-Borges & Vaz-Rebelo, 2009d), to assess the student disruptive behaviour (teacher perception). The data supported the hypothetical relationship between the student behavior in the school environment (teacher perception) and both mother rejection and psychological maladjustment. However, the father rejection was not associated with the student behavior. The hypothetical associations between both father and mother rejection and the psychological maladjustment were confirmed, with the father rejection revealing a greater impact than the mother rejection, according to the previous research (Veneziano & Rohner, 1998; Rohner et al., 2005).
URI: https://hdl.handle.net/10316/15421
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

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