Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15352
Title: Morfologia e aptidão desportivo-motora: Conceitos, métodos e aplicações em hoquistas por escalão de formação e sexo
Authors: Bastos, Sérgio Henrique de Oliveira 
Orientador: Vaz, Vasco
Silva, Manuel João Coelho e
Keywords: Hoquéi em patins; Metrologia do desporto; Aptidão desportivo-motora
Issue Date: 2005
Abstract: O principal objectivo do presente estudo é organizar e sistematizar a recolha de dados efectuados pelas diversas selecções de hóquei em patins ao longo de várias épocas com o objectivo de encontrar as variáveis morfológicas, físicas, técnicas e tácticas que melhor definem o hoquista Foram feitas comparações entre escalões de formação, níveis de prática e anos de observação, bem como caracterizado o perfil do hoquista feminino. As comparações foram realizadas segundo quatro dimensões: antropometria, aptidão anaeróbia, aptidão aeróbia e aptidão motora desportiva especifica. Os dados analisados são provenientes das observações feitas no Centro de Estudos de Biocinética da Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra a vários jogadores da selecção nacional que têm integrado os estágios, e a vários hoquistas juvenis de quatro clubes. Após observados os dados recolhidos, procedemos à comparação destes com estudos já existentes dentro da modalidade, e com informações provenientes de outras modalidades. Os resultados obtidos permitem caracterizar o perfil do hoquista português nos seus vários escalões de formação, bem como perceber quais as diferenças nas várias dimensões que interferem no nível de prática. Percebemos, ainda, quais as tendências evolutivas ao longo dos últimos anos e criamos valores de referência (quartis) relativos ao escalão de juvenis. O hoquista português é predominantemente mesomorfo, sendo que tal situação verifica-se em ambos os sexos, ou seja, no hóquei em patins não existe dimorfismo sexual.
Description: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15352
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Monografia Sérgio Bastos.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

544
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

1,835
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.