Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13806
Title: Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Authors: Valongueiro, Vítor Hugo Costa. 
Orientador: Carvalho, Luís Alberto Batista de
Guerra, Maria Aline
Martins, Décio Ruivo
Keywords: Ensino da física - 8º e 10º anos; Ensino da química - 8º e 10º anos
Issue Date: Sep-2010
Citation: Valongueiro, Vítor Hugo Costa - Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2010.
Abstract: PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico; Mestrado de Ensino; Ensino da Física e Química; Formação de professores Este Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, pretendendo descrever, o mais fielmente possível, todo o processo decorrente do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico da Quinta das Flores de Coimbra. O estágio pedagógico é uma componente extremamente importante na vida de um de um futuro professor. Garante o primeiro contacto com os alunos e com o ambiente escolar e o início da transição de aluno para professor. As actividades desenvolvidas, com a devida supervisão dos orientadores, durante o Estágio Pedagógico permitem ao futuro professor desenvolver capacidades que lhe permitam aprender, de crescer como pessoa e como profissional e de se adequar à prática de ensino. Para tal, foram desenvolvidas várias actividades extra-curriculares, prestou-se assessoria na Direcção de turma, efectuaram-se Projectos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras responsabilidades inerentes ao núcleo de estágio. Este era composto, pelo autor deste Relatório (Vítor Valongueiro); por uma colega de estágio (Carla Vicente); pela Orientadora Cooperante Dr.ª Maria Aline Guerra; pelo Orientador Científico da componente de Física, o Doutor Décio Ruivo Martins; e pelo Orientador Científico da componente de Química, o Doutor Luís Alberto Carvalho. Os professores estagiários, assistiram e leccionaram no 8º Ano do Ensino Básico e no 10º Ano do Ensino Secundário, tendo leccionado um maior número de aulas no Ensino Secundário. Prestaram assessoria à Dr.ª Noémia Santos, Directora da Turma B do 8º Ano. O Relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, uma parte referente à bibliografia, outra aos anexos, e junto com este relatório encontra-se um CD contendo o material produzido durante o ano de estágio. Na introdução apresentam-se os objectivos do Estágio Pedagógico bem como os do professor estagiário, a necessidade de uma formação contínua, a importância da Escola no processo educativo, a descrição do núcleo de estágio e dos capítulos que compõem este relatório. No Capítulo I faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a Escola Cooperante, as turmas em que o núcleo de Estágio entreviu; o trabalho desenvolvido na assessoria à Directora de Turma; caracteriza-se o núcleo de estágio e descreve-se as actividades extra-curriculares. No Capítulo II referem-se as Orientações Curriculares do Ensino Básico, caracterizam-se os manuais escolares e efectua-se a descrição da planificação das unidades didácticas leccionadas. No Capítulo III a estrutura é similar à do Capítulo II, mas para o Ensino Secundário. No Capítulo IV efectua-se uma descrição dos Projectos de Investigação Educacional em Química e em Física. No Capítulo V apresentam-se as considerações mais importantes da escrita do Relatório
URI: https://hdl.handle.net/10316/13806
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio (2009-2010) - Sem Anexos.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

815
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

126
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.