Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/13577
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dc.contributor.authorMoreno, Mª José S. M.-
dc.contributor.authorPedrosa, Mª Arminda-
dc.date.accessioned2010-08-05T10:17:02Z-
dc.date.available2010-08-05T10:17:02Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationAmbientalMente sustentable. 5 (2008) 33-54en_US
dc.identifier.issn1887-2417-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/13577-
dc.description.abstractNesta comunicação, referindo os programas 3E ́s (resíduos sólidos urbanos), apresentam-se as características gerais dos programas SAFra (saúde/ambiente/fitofarmacêuticos – resíduos agrícolas) e ERA (energias renováveis e ambiente), que visam estimular práticas quotidianas, individuais e colectivas, de protecção ambiental. Estes programas de intervenção social diversificada consubstanciam-se em acções protagonizadas por um grupo de estudantes, designado EQOFAR (Estudantes de Química Orgânica de Farmácia: Acção/Reacção), interrelacionam-se com a disciplina de Química Orgânica da licenciatura em Ciências Farmacêuticas, da Universidade de Coimbra. As metodologias adoptadas para fomentar o desenvolvimento de competências científicas dos estudantes EQOFAR, as intervenções comunitárias dos programas desenvolvidos pelo grupo e a introdução deste tipo de práticas de ensino e de aprendizagem, em que se aliam contextos formais e não-formais, pretende- se contribuir para impulsionar a construção activa de conhecimento, que permita aprofundar e ampliar competências, incentivando-os a explorar outras vias de desenvolvimento pessoal e social, bem como de desenvolvimento e enquadramento profissional futuro.en_US
dc.description.abstractIn this paper, referring to the 3E programmes (solid urban waste), we present the general characteristics of HEPar (Health/ Environment/ Phyto pharmaceuticals-agricultural waste) and REE (renewable energy and environment) programmes which attempt to stimulate individual and collective day-to-day practices of environmental protection. These programmes of diversified social intervention are consubstantiated in actions protagonised by a group of students, designated as SOCPAR (Students of Organic Chemistry in Pharmacy: Action/ Reaction) and are inter-related with the subject of Organic Chemistry in the degree course in Pharmaceutical Sciences at the University of Coimbra. The methodologies which have been adopted in order to encourage the development of scientific competences in the SOCPAR sudents, the community interventions within the programmes developed by the group and the introduction of this type of teaching and learning practice, in which formal and non-formal contexts are allied, aims at contributing towards the boosting of the active construction of knowledge, allowing for a widenig and amplifification of competences, giving the incentives necessary to explore other ways of development and of future professional frameworks.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade da Coruña / CEIDAen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectAmbiente e saúdeen_US
dc.subjectProblemas globaisen_US
dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentávelen_US
dc.subjectEnsino superioren_US
dc.subjectEnvironment and healthen_US
dc.subjectGlobal problemsen_US
dc.subjectEducation for sustainable developmenten_US
dc.subjectEducation in chemistry (formal and non-formal)en_US
dc.subjectHigher educationen_US
dc.titleProtecção Ambiental e Práticas Quotidianas Individuais e Colectivasen_US
dc.typearticleen_US
degois.publication.firstPage33en_US
degois.publication.lastPage54en_US
degois.publication.issue54en_US
degois.publication.titleAmbientalMente sustentableen_US
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
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FCTUC Química - Artigos em Revistas Internacionais
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