Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/12404
Título: DO DIGITAL AO INTELIGENTE: TÓPICOS PARA UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA
Autor: Fernandes, Rui Jorge Gama 
Fernandes, Ricardo Jorge Lopes 
Palavras-chave: Territórios inteligentes; Cidades do conhecimento
Data: Set-2006
Citação: GAMA, Rui e FERNANDES, Ricardo (2006) Do Digital ao Inteligente: Tópicos para uma abordagem geográfica. In Actas do 2º Congresso Luso Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Universidade do Minho, Braga, de 27 a 29 de Setembro de 2006.
Relatório da Série N.º: Actas do 2º Congresso Luso Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável
Resumo: A cidade, considerando as transformações económicas, sociais, políticas e tecnológicas, renasce no quadro de um crescente colapso das barreiras espaciais, contribuindo para a formulação de um novo paradigma de desenvolvimento, fortemente relacionado com o aumento da importância dos factores territoriais, essenciais no novo contexto de competitividade entre cidades. Neste sentido, torna-se fulcral definir um quadro de coabitação entre o espaço digital e o espaço físico, entre o veículo de conhecimento e o seu suporte. O digital terá que ser visto como suporte e base para o desenvolvimento de cidades inteligentes, áreas com a competência, por um lado, de albergar o desenvolvimento tecnológico, processos de educação, transferência tecnológica, procedimentos de inovação e meios inovadores, e, por outro, espaços digitais, instrumentos de processamento de informação, transferência de conhecimento e de difusão de conhecimento, pois cada cidade digital não é necessariamente inteligente, mas todas as que são inteligentes têm uma componente digital associada a elas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/12404
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Gama&Fernandes_PLURIS_2006.pdf196.11 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

374
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

299
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.