Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12046
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Paulo Coêlho de-
dc.contributor.advisorJaqueira, Ana Rosa Fachardo-
dc.contributor.authorPires, Firmino José Calisto-
dc.date.accessioned2009-11-19T14:36:06Z-
dc.date.available2009-11-19T14:36:06Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/12046-
dc.descriptionDisponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF-UCen_US
dc.description.abstractNa realização deste trabalho propusemo-nos perseguir os seguintes objectivos: identificar, descrever e classificar os jogos e actividades lúdicas realizados pelos jovens do 2.º Ciclo de Ensino Básico, mais concretamente, os alunos dos 5.º Anos, durante o recreio e intervalos escolares, no Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache. Numa primeira fase, correspondente às observações, este estudo teve como população da amostra os alunos dos 5.º anos; numa segunda fase, aquando das entrevistas, a amostra foi constituída por 20 crianças do 5.º ano de escolaridade, duas crianças de cada género, escolhidas aleatoriamente nas 5 turmas existentes. Para levarmos a bom termo o nosso estudo adoptámos uma pesquisa qualitativa com a realização de quatro observações e posteriormente aplicámos um questionário de entrevista semi-estruturada que visava obter dados relativos à caracterização pessoal e identificação de jogos e actividades lúdicas jogados durante o recreio e intervalos escolares. A partir dos dados aí recolhidos procedemos a uma análise do conteúdo com vista à realização da sua categorização e classificação. Como resultados obtivemos uma certa variedade de jogos e actividades lúdicas apreendidas, sobretudo, com os amigos e professores, praticados quer nos espaços exteriores quer interiores do Colégio independentemente do género, facilitadores da sociabilização. Verificámos, também, que é o Colégio o principal fornecedor dos materiais necessários para a prática dos jogos e actividades lúdicas e que existe uma verdadeira liberdade na escolha dos jogos e actividades lúdicas por parte das crianças.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsembargoedAccessen_US
dc.subjectRecreaçãoen_US
dc.subjectRecreios escolaresen_US
dc.subjectEscolas do ensino básicoen_US
dc.subjectCriançasen_US
dc.titleIdentificação e Análise das Práticas Lúdicas e Recreativas nos Recreios Escolares: Práticas Lúdicas e Recreativas nos Recreios Escolares das Crianças do 2º Ciclo do Ensino Básicoen_US
dc.typebachelorThesisen_US
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebachelorThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0993-3101-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5898-3965-
Appears in Collections:FCDEF - Vários
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ficheiro temporário.pdf271.36 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

136
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

68
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.