Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12021
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa-
dc.contributor.advisorGomes, Rui Machado-
dc.contributor.authorRamos, Tiago José Oliveira-
dc.date.accessioned2009-11-17T15:18:17Z-
dc.date.available2009-11-17T15:18:17Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/12021-
dc.descriptionDisponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF-UCen_US
dc.description.abstractO presente estudo, orientado pela Dr.ª Elsa Silva e desenvolvido sob a coordenação do Prof. Dr. Rui Gomes pretende dar-nos uma imagem dos licenciados da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra do ano de 2005 em relação ao perfil social e sobre a sua trajectória escolar para tentarmos compreender o processo de sucesso ou insucesso escolar dos licenciados ao nível da formação académica. Utilizamos como universo de estudo os diplomados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, nomeadamente uma amostra representativa constituída por 20 sujeitos (13 masculinos e 7 femininos) que obtiveram a sua licenciatura no ano de 2005. De modo a adquirir os dados para efectuar o estudo, aplicamos um questionário de forma a recolhermos os dados do domínio pessoal e comportamentais dos inquiridos. O tratamento e análise dos dados recolhidos levaram-nos a concluir que a maioria dos licenciados é do sexo masculino, embora esse número tenha vindo a diminuir. Os dados adquiridos demonstram que cada vez mais os licenciados apostam numa formação complementar e valorizam-na bastante como auxiliar na formação académica. Uma das premissas que deve ser tida como bastante positiva é a da diminuição do insucesso escolar, sendo que cada vez mais os licenciados acabam o curso no tempo curricular mínimo. O aumento dos licenciados que efectuam uma actividade laboral paralelamente à frequência do curso, parece ter tendência a aumentar, facto que poderá levar à instabilidade e falta de tempo para que os alunos conciliem as duas actividades, podendo aumentar o insucesso escolar. A origem social dos licenciados interfere no seu sucesso escolar, e os licenciados de uma faixa socioeconómica mais favorável têm mais hipóteses de aceder ao ensino superior (nomeadamente à FCDEF-UC). Esta é uma razão para estarmos preocupados, pois podemos estar a caminhar para uma elitização do ensino, acabando com a diversidade cultural e social.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsembargoedAccessen_US
dc.subjectFormação de professoresen_US
dc.subjectEnsino superioren_US
dc.subjectDiplomadosen_US
dc.subjectInsucesso escolaren_US
dc.subjectSucesso escolaRen_US
dc.titleObservatório do Percurso dos Diplomados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra: Perfil Social e Trajectória Escolar dos Licenciadosen_US
dc.typebachelorThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebachelorThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3793-6369-
Appears in Collections:FCDEF - Vários
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ficheiro temporário.pdf49.45 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

133
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

54
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.