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Título: Jogos e Emoções: A Expressão Emocional em Situações Reais de Jogos do Domínio Sociomotor de Cooperação
Autor: Gonçalves, Joaquim José Alcântara 
Orientador: Araújo, Paulo Coêlho de
Jaqueira, Ana Rosa Fachardo
Palavras-chave: Praxiologia motriz; Inteligência emocional; Motricidade; Jogos
Data: 2009
Resumo: O presente trabalho monográfico efectuado no âmbito da disciplina de Seminário, do complemento de formação realizado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física de Coimbra, intitula-se “Jogos e Emoções – A Expressão Emocional em situações reais de jogos do Domínio Sociomotor de Cooperação”, e tem como origem o projecto internacional de investigação, “Jogos e Emoções”, criado por Lavega et al (2008), no Centro de Investigação de Estudos Praxiológicos da Universidade de Lérida. O seu objectivo é o contribuir para um aprofundar do conhecimento sobre as relações existentes entre o jogo motor e as emoções, a partir da aplicação dos fundamentos da Praxiologia Motriz também denominada Ciência da Acção Motora. Assim, tenta-se identificar e interpretar que tendências de expressão emocional se verificaram nos indivíduos que participaram em jogos Sociomotores de Cooperação, tendo em conta o género dos participantes, a existência do factor “Vitória” nos jogos realizados e também o nível das vivências desportivas predominantes dos sujeitos da amostra. A amostra de estudo foi composta pelo conjunto de todos os alunos que ingressaram no 1º ano da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no ano lectivo de 2008/09. O método de recolha de informação baseou-se em dois instrumentos originários do Projecto Internacional, “Jogos e Emoções”: o primeiro foi um questionário sobre vivências desportivas predominantes e o segundo, uma grelha de registo da expressão emocional sentida durante a realização dos jogos reais do domínio Sociomotor de Cooperação. Depois da recolha das informações, procedeu-se à análise descritiva e discussão dos resultados provenientes das técnicas estatísticas adequadas, utilizadas para a comparação das variáveis em estudo (SPSS, versão 15.0). Deste modo, percebemos como a expressão emocional positiva é muito superior para a generalidade da amostra durante a participação em jogos reais do domínio Sociomotor de Cooperação, verificando-se também como os jogos isentos do factor “Vitória” foram caracterizados por valores médios e máximos mais altos de emoções positivas. O género feminino denotou uma expressão emocional mais homogénea resultando daí um comportamento mais estável, revestido de valores inferiores de emoções negativas. Pudemos também constatar como os indivíduos com vivências desportivas de competição de rendimento denotaram um maior controlo sobre a expressão das suas emoções.
Descrição: Disponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF-UC
URI: https://hdl.handle.net/10316/12016
Direitos: embargoedAccess
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