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Título: Expressão Emocional em Situações Reais de Jogos do Domínio Psicomotor
Autor: Gonçalves, João Carlos Fernandes Pessoa 
Orientador: Araújo, Paulo Coêlho de
Jaqueira, Ana Rosa Fachardo
Palavras-chave: Inteligência emocional; Praxiologia motriz; Motricidade
Data: 2009
Resumo: O presente estudo sobre “Jogos e Emoções”, surge no âmbito do projecto internacional de investigação, criado por Lavega et al (2008), no Centro de Investigação de Estudos Praxiológicos da Universidade de Lérida, cujo objectivo geral, visa identificar, descrever e interpretar que tendências de expressão emocional se evidenciam nos indivíduos que participaram em jogos motores pertencentes a diferentes âmbitos ou domínios da acção motora. A amostra foi constituída por todos os alunos do 1ºano da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra do ano lectivo 2008/09. A investigação verificou que domínios da acção motora geraram diferentes tipos de emoções, sendo estudada a relação entre jogo e emoção considerando os seus domínios praxiológicos, a existência de diferenças na expressão das emoções desencadeadas por situações de jogos Psicomotores reais face ao tipo de jogo (com vitória e sem vitória), género dos participantes e à prática desportiva habitual dos participantes. Da análise estatística dos dados depreendeu-se que para a generalidade da amostra nos Jogos Reais do domínio Psicomotor foram expressas todas emoções estudadas, sendo que as emoções positivas são as que apresentam valores mais elevados, constando ainda, que nos jogos psicomotores com vitória a expressão das emoções positivas e negativas, apresentam valores médios superiores aos jogos psicomotores sem vitória. No que respeita às emoções negativas os rapazes os apresentam valores médios mais elevados podendo dizer que as raparigas mantiveram um comportamento emocional mais estável e equilibrado durante as actividades. Não se verificou que prática desportiva habitual interfira sobre o controlo da expressão emocional, quer seja ela negativa ou positiva. Este estudo apresenta um potencial excepcional para compreender de forma fundamentada o contributo do universo do jogo ou das práticas motoras na eclosão das emoções, podendo ser basilar para uso dos profissionais que se dedicam a educar motriz e emocionalmente distintos grupos etários.
Descrição: Disponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF-UC
URI: https://hdl.handle.net/10316/12015
Direitos: embargoedAccess
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