Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/11991
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dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorSantos, José Eduardo Madeira dos-
dc.date.accessioned2009-08-18T08:28:09Z-
dc.date.available2009-08-18T08:28:09Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/11991-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractEste estudo tem como objectivo geral comparar e tentar estabelecer relações entre um conjunto de variáveis, nomeadamente a auto-estima, a vinculação e a percepção de problemas e, também, verificar de que forma estes factores influenciam o sucesso escolar. Numa primeira parte, é apresentada uma abordagem teórica das questões associadas à adolescência e aos contextos escolar e familiar. Na segunda parte, engloba a análise estatística dos dados referentes à aplicação dos instrumentos adoptados para este estudo, tendo os mesmos apresentado qualidades psicométricas globalmente satisfatórias. A amostra foi constituída por 264 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico de duas escolas da região da Grande Lisboa. No que diz respeito aos estudos diferenciais, encontrámos diferenças estatisticamente significativas, ao nível da auto-estima, da vinculação e da capacidade de resolução de problemas, em função do género e da escola frequentada. No que se refere ao nível sócioeconómico, os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas, apenas em relação à vinculação e ao relacionamento com os colegas. Os alunos que possuíam um nível sócio-económico mais elevado apresentavam não só índices de vinculação igualmente mais acentuados, independentemente do grau de parentesco a que se refere, como também menores índices de problemas de comportamento e de relacionamento com os colegas. Os estudos correlacionais revelaram que existe uma associação positiva estatisticamente significativa, entre a auto-estima, a vinculação, a resolução de problemas e as capacidades percepcionadas pelos alunos, verificando-se, igualmente, o inverso, ou seja, a existência de relações negativas, estatisticamente significativas, entre as variáveis acima mencionadas e as dificuldades percepcionadas pelos alunos. Por último, a título conclusivo, fazemos referência às limitações do estudo realizado, bem como às implicações decorrentes dos resultados obtidos, com o objectivo de promover, não só o sucesso, como também o bem estar de todos aqueles que se encontram associados ao processo de ensino-aprendizagem.pt
dc.description.abstractThis study aims to compare and try to establish general relations between a set of variables, including self-esteem, attachment and perception of problems and also determine how these factors influence the student’s success. The first part is a theoretical approach of the issues associated with adolescence, school and family contexts. The second part includes statistical analysis of data concerning the application of measures adopted for this study, witch revealed overall satisfactory psychometric qualities. The sample consisted in 264 students of the 3rd cycle of basic education from two schools in the region of Lisbon. Regarding differential studies, we found statistically significant differences at the level of self-esteem, the linkage and the ability to solve problems, by gender and school attended. Concerning the socio-economic level, the results showed statistically significant differences only in relation to attachment and relationship with colleagues. Students with higher socioeconomic level had not only higher rates of attachment, regardless the degree of kinship to which it refers, but also lower levels of behaviour problems and relationships with colleagues. The correlation studies revealed a statistically significant positive association between self-esteem, attachment, problem-solving and skills perception by students. There is also the reverse, the existence of negative relations, statistically significant, between the variables mentioned above and the difficulties perceived by the students. Finally, we refer to the limitations of the study and the implications of the results, to promote not only the success but also the welfare of all who are associated with the teaching-learning process.pt
dc.description.abstractL’objectif global de cet étude est celui de comparer et d’essayer d’établir des relations entre un ensemble de variables, notamment l’estime de soi, l'attache, la perception de problèmes et, aussi, de vérifier en quelle mesure ces facteurs influencent le succès scolaire. Dans la première partie, on présente un abordage théorique des questions associées à l'adolescence et aux contextes scolaire et familier. Dans deuxième partie, on englobe l'analyse statistique des données concernant l'application des instruments adoptés pour cette étude. Ceuxci ont présenté des qualités psychométriques globalement satisfaisantes. L'échantillon a été constitué par 264 élèves du 3º Cycle de l’Enseignement Basique de deux écoles de la région de Lisbonne. En ce qui concerne les études différentielles, nous avons trouvé des différences statistiquement significatives, au niveau de l’estime de soi, de l'attache et de la capacité de résolution de problèmes, en fonction du type et de l'école fréquentée. En ce qui concerne le niveau socio-économique, les résultats ont indiqué des différences statistiquement significatives, seulement concernant le lien aux parents et aux relations avec les collègues. Les élèves qui possédaient un niveau socio-économique supérieur présentaient non seulement des indices d'attache également plus accentués, indépendamment du degré de parenté, comme des indices inférieurs de problèmes de comportement et de relations avec les collègues. Les études corrélationnelles ont révélé qu’il existe une association positive, statistiquement significative, entre l’estime de soi, l'attache, la résolution de problèmes et la perception des capacités par les élèves, en se vérifiant, également, l'inverse, c'est-à-dire, l'existence de relations négatives, statistiquement significatives, entre les variables ci-dessus mentionnées et la perception des difficultés par les élèves. Finalement, en conclusion, nous faisons de la référence aux limitations de l'étude réalisée, ainsi qu'aux implications liées aux résultats obtenus, avec l'objectif de promouvoir, non seulement le succès, comme le bien-être de tous ceux qui se trouvent associés au processus d’enseignement-apprentissage.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectSucesso escolarpt
dc.subjectAuto-estima--adolescentept
dc.subjectComportamento de vinculação -- adolescentept
dc.titleVinculação, percepção de problemas e (in)sucesso escolar : um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básicopt
dc.typemasterThesispt
dc.date.embargoEndDate9999-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2009-01-01*
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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