Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/116573
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Alfredo Manuel Gouveia da-
dc.contributor.authorReis, Hugo Manuel Santos dos-
dc.date.accessioned2024-09-11T22:08:39Z-
dc.date.available2024-09-11T22:08:39Z-
dc.date.issued2024-07-19-
dc.date.submitted2024-09-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/116573-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractWithin the scope of the Master in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic and SecondaryEducation at the University of Coimbra, this Internship Report was written, which includes theactivities carried out throughout the academic year 2023/2024, during the Pedagogical Internship at Escola Básica e Secundária de Ourém, scientifically guided by Alfredo Costa PhD and pedagogically guided by teacher Eunice Ferreira.The author of this report developed his supervised teaching practice in class A oh the 10th grade, in the subject of Mathematics A, having accompanied the work of the Cooperating Advisor in the other class assigned to her (class F of the 12th grade, in the subject of Mathematics A and the class PAE23 of 10th grade, in the subject of Mathematics) and having developed his teaching practice in class A of the 8th grade. The intern teacher also participated in learning reinforcement courses in espaço MILAGE APRENDER+, participated in group reunions, in class director’s reunions and participated in school’s activities paying all the necessary attention to the procedures that a teacher in the field of teaching must have, he also accompanied the cooperating teacher in all the work related to class management.The Pedagogical Internship is the first contact with the future author’s profession of this document therefor is a fundamental and crucial process for the transformation from a student to a teacher. This report serves as a description of all the pedagogical internship’s process and all the elements that led to the trainee's transformation and of all the professional aquisitions that will serve as base to the teacher’s career.eng
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3. º ciclo do Ensino Básico e no Secundárioda Universidade de Coimbra, foi redigido o presente Relatório de Estágio que contempla as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo 2023/2024, no decorrer do Estágio Pedagógico na Escola Básica e Secundária de Ourém, orientado cientificamente pelo Professor Doutor Alfredo Costa e orientado pedagogicamente pela Professora Eunice Ferreira.O autor deste relatório desenvolveu a sua prática de ensino supervisionado na turma A do 10.º ano, na disciplina de Matemática A, tendo acompanhado o trabalho da Orientadora Cooperante nas outras turmas que lhe foram atribuídas (a turma F do 12.º ano, na disciplina de Matemática A e a turma PAE23 do 10.º ano, na disciplina de Matemática) e tendo desenvolvido a prática de ensino também na turma A do 8.º ano. O professor estagiário também participou em reforço de aprendizagens no espaço MILAGE APRENDER, participou nas reuniões de grupo, de diretores de turma, de conselho de turma e participou em atividades da escola tomando toda a atenção necessária aos procedimentos que um docente na área do ensino deve de ter, acompanhou também a professora cooperante em todas aos trabalhos relacionados com a direção de turma. O estágio pedagógico é o primeiro contacto com a futura profissão do redator deste documento logo é um processo fundamental e imprescindível para a transformação de um aluno num professor. Este relatório serve como descrição de todo o processo que foi o estágio pedagógico e todos os elementos que deram fruto à transformação do estagiário e de todas as aquisições profissionais que servirão de base para a carreira do professor.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPedagogical Internship;eng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectStudenteng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsinopor
dc.titleDesafios da vida de um Professorpor
dc.title.alternativeChallenges in the life of a Teachereng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Matemática da UC-
degois.publication.titleDesafios da vida de um Professorpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203695259-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Matemática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorReis, Hugo Manuel Santos dos::0009-0001-9199-974X-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriSilva, Jaime Maria Monteiro de Carvalho e-
uc.degree.elementojuriCosta, Alfredo Manuel Gouveia da-
uc.degree.elementojuriSantos, José Manuel dos Santos dos-
uc.contributor.advisorCosta, Alfredo Manuel Gouveia da::0000-0001-5906-965X-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Relatório_de_Estágio_Hugo_Reis-1.pdf7.05 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons