Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/112494
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Artur Manuel Romão | - |
dc.contributor.author | Rosa, Samuel Lemos da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T23:01:41Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31T23:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-31 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/112494 | - |
dc.description | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | - |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), nomeadamente nas disciplinas de Estágio Pedagógico (EP) e Relatório de Estágio. Este Mestrado pertence à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento é resultante da prática pedagógica realizada na Escola Secundária da Mealhada, junto da turma D do 10º ano de escolaridade, no ano letivo 2022/2023.O Estágio Pedagógico inclui diversas etapas para a formação do futuro profissional na área do ensino, cujo saberes e práticas adquiridas nos anos de formação anterior permitem enfrentar o contexto real da docência de forma mais segura e eficiente. A primeira experiência no contexto real do ensino acontece, então, com diversas tarefas no grupo disciplinar de Educação Física, no núcleo de estágio, gestão de atividades, auxílio nas atividades da comunidade escolar, contribuindo assim para a aprendizagem e evolução do perfil profissional do docente.Desta forma, este relatório é desenvolvido de forma reflexiva e crítica, abordando as experiências vivenciadas, as aprendizagens adquiridas, as dificuldades sentidas, durante o contacto como docente de Educação Física. O trabalho está estruturado em 3 capítulos: Capítulo 1 – Contextualização da Prática Desenvolvida; Capítulo II – Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica; Capítulo III – Aprofundamento do Tema-Problema referente a “Estudo comparativo dos resultados escolares entre os alunos federados e não federados” | por |
dc.description.abstract | This Final Internship Report is part of the second year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education (MEEFEBS), namely in the disciplines of Pedagogical Internship (EP) and Internship Report. This Master belongs to the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This document is the result of the pedagogical practice carried out at Escola Secundária da Mealhada, with class D of the 10th year of schooling, in the academic year 2022/2023.The Pedagogical Internship includes several stages for the training of future professionals in the area of teaching, whose knowledge and practices acquired in previous years of training allow them to face the real context of teaching in a safer and more efficient way. The first experience in the real context of teaching takes place, then, with various tasks in the Physical Education disciplinary group, in the internship nucleus, activity management, assistance in school community activities, thus contributing to the learning and evolution of the teacher's professional profile.This way, this report is developed in a reflective and critical way, approaching the lived experiences, the acquired learning, the difficulties felt, during the contact as a Physical Education teacher. The work is structured in 3 chapters: Chapter 1 – Contextualization of the Developed Practice; Chapter II – Reflective Analysis on Pedagogical Practice; Chapter III – Deepening of the Theme-Problem referring to “Comparative study of school results between federated and non-federated students” | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
dc.subject | Estágio Pedagógico | por |
dc.subject | Intervenção Pedagógica | por |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem. | por |
dc.subject | Teacher Training | eng |
dc.subject | Pedagogy Intervention | eng |
dc.subject | Teaching-Learning Process | eng |
dc.title | RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA MEALHADA JUNTO DA TURMA 10D2 DO ANO LETIVO 2022/2023 | por |
dc.title.alternative | PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT MEALHADA SECONDARY SCHOOL WITH CLASS 10D2 OF THE SCHOOL YEAR 2022/2023 | eng |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | Coimbra | - |
degois.publication.title | RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA MEALHADA JUNTO DA TURMA 10D2 DO ANO LETIVO 2022/2023 | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.identifier.tid | 203495691 | - |
thesis.degree.discipline | Formação de Professores e Ciências da Educação | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Rosa, Samuel Lemos da::0009-0004-2106-6938 | - |
uc.degree.classification | 16 | - |
uc.degree.presidentejuri | Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues | - |
uc.degree.elementojuri | Pereira, Artur Manuel Romão | - |
uc.degree.elementojuri | Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro | - |
uc.contributor.advisor | Pereira, Artur Manuel Romão | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Relatório_Estágio_Pedagógico_Samuel_Rosa_2021168022..pdf | 3.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License