Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111342
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Alexandra Raquel Antunes-
dc.contributor.advisorMiguel, Susana Patrícia Pinho-
dc.contributor.authorSoares, Manuel Melo Borges Belo-
dc.date.accessioned2024-01-05T23:02:33Z-
dc.date.available2024-01-05T23:02:33Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.date.submitted2024-01-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111342-
dc.descriptionTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina-
dc.description.abstractA Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é uma das perturbações do neurodesenvolvimento mais frequentes, com uma prevalência superior a 5% em idade escolar. A sua prevalência é ligeiramente superior no sexo masculino, e pode aparecer em qualquer meio social, raça e ambiente familiar. É considerada uma perturbação crónica, podendo, no entanto, verificar-se uma melhoria dos sintomas, ou até o seu desaparecimento, na idade adulta.Apesar da pesquisa intensa nas últimas décadas sobre a PHDA, que tem levado a um elevado número de publicações científicas sobre a mesma, não existem ainda critérios objetivos ou exames específicos que permitam fazer o diagnóstico inequívoco da mesma. O diagnóstico é assim feito com base em critérios comportamentais, definidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Perturbações Mentais, 5ª edição (DSM-5).Para além da dificuldade de diagnóstico, os sintomas desta doença, caracterizada por dificuldade de concentração, impulsividade, dificuldade em lidar com as contrariedades são muitas vezes confundidas com birras e falta de educação, o que dificulta a vida a estas crianças e jovens em ambiente escolar e a nível de relacionamento social. Deste modo é importante que esta patologia seja diagnosticada e que as terapêuticas, quer medicamentosas quer comportamentais, sejam aplicadas o mais cedo possível, para uma boa evolução desta perturbação e uma melhor qualidade de vida para estas crianças e jovens. É também muito importante o envolvimento de pais e educadores neste processo.Neste trabalho pretendeu-se fazer uma revisão das características desta patologia, a sua etiologia, o seu diagnóstico e tratamento. São também referidas algumas das comorbilidades mais frequentes e a evolução desta patologia com a idade.por
dc.description.abstractAttention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is among the most frequent disorders within child/juvenile psychiatry, with a prevalence of over 5% at school age. Its prevalence is slightly higher in males, but it can appear in any social background, race and family environment. It is considered a chronic disease, but symptoms may improve or even disappear in adulthood.Despite intense research on this disease in the last decades, which has led to a high number of scientific publications on the subject, there are still no objective criteria or specific tests to make an unequivocal diagnosis of the disease. Diagnosis is therefore based on behavioral criteria, as defined in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5th edition (DSM-5). Besides the difficulty of diagnosis, the symptoms of this disease, characterized by difficulty in concentrating, impulsiveness and difficulty in dealing with setbacks are often confused with tantrums and lack of education, which makes life difficult for these children and young people in a school environment and in social relationships. Therefore, it is important that this pathology is diagnosed and that both drug and behavioral therapies are applied as soon as possible, for a good evolution of this disorder and a better quality of life for these children and young people. It is also very important to involve parents and educators in this process. This paper reviews the characteristics of this pathology, its etiology, diagnosis and treatment. Some of the most frequent comorbidities and the evolution of this pathology with age are also mentioned.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPHDApor
dc.subjectImpulsividadepor
dc.subjectHiperatividadepor
dc.subjectDéfice de atençãopor
dc.subjectEtiologiapor
dc.subjectADHDeng
dc.subjectImpulsivityeng
dc.subjectHyperactivityeng
dc.subjectAttention deficiteng
dc.subjectEtiologyeng
dc.titleHiperatividade e défice de atenção – conhecer para intervirpor
dc.title.alternativeHyperactivity and attention deficit - knowing in order to interveneeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFMUC-
degois.publication.titleHiperatividade e défice de atenção – conhecer para intervirpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203449967-
thesis.degree.disciplineMedicina-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicina-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Medicina-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSoares, Manuel Melo Borges Belo::0009-0008-3109-7286-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSaraiva, Jorge Manuel Tavares Lopes Andrade-
uc.degree.elementojuriOliveira, Alexandra Raquel Antunes-
uc.degree.elementojuriCastelo, Teresa Margarida Carreira Agostinho Mota-
uc.contributor.advisorOliveira, Alexandra Raquel Antunes-
uc.contributor.advisorMiguel, Susana Patrícia Pinho-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
tese_phda_Manuel_final3.pdf496.17 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

66
checked on Sep 25, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons