Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/10746
Título: Object-city
Autor: Lousa, António Manuel Portovedo 
Orientador: Krüger, Mário Júlio Teixeira
Palavras-chave: Arquitectura, estudos; Cidade, estudos
Data: 23-Jun-2009
Citação: Lousa, António - Object-city. Coimbra, 2009.
Resumo: Esta dissertação investiga o objecto-cidade com o objectivo de demonstrar que, enquanto conceito disciplinar que trabalha numa escala intermédia entre o objecto arquitectónico e a cidade, contém uma operatividade específica e válida enquanto operador urbano. A análise comparativa dos casos de estudo apresentados, permitiu efectuar uma caracterização do objecto-cidade, identificando as suas qualidades específicas, que o diferenciam da cidade-objecto e da cidade dos objectos, bem como do objecto arquitectónico. A investigação efectuada sobre o conjunto de ideias de cidade que, entre as décadas de 50 e 60 do século XX, contestaram a cidade decorrente da aplicação efectiva do programa urbano do Movimento Moderno, permitiram identificar as raízes de âmbito disciplinar do objecto-cidade, bem como identificar os casos de estudo apresentados, a partir dos quais se elabora uma grelha analítica que define as características específicas do conceito. A aplicação desta grelha de caracterização do objecto cidade aos casos de estudo, com especial destaque para o projecto para o Hospital de Veneza, o projecto para o centro de Frankfurt e o projecto para a FEUP, permite confirmar a premissa inicial, ou seja, o objecto-cidade constitui-se como operador urbano eficaz em situações em que a continuidade do tecido urbano se encontra em risco, ou nas situações de transição entre diferentes lógicas de ocupação e apropriação do território, caracterizadoras de zonas de subúrbio ou de periferia. Constatamos ainda que a construção de objectos-cidade é de alguma forma tributária da dicotomia „relativo versus racional‟ ou „tradição versus modernidade‟ num processo em que a memória colectiva da vivência urbana exige, ou promove, que a estruturação do novo se regule por instrumentos de composição e estruturação reconhecíveis, e apropriáveis no imediato, independentemente de estilos ou linguagens.
Descrição: Tese de Doutoramento em Arquitectura (Teoria e História de Arquitectura) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da UC.
URI: https://hdl.handle.net/10316/10746
Direitos: openAccess
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