Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/10670
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dc.contributor.advisorAraújo, Paulo Coêlho de-
dc.contributor.advisorJaqueira, Ana Rosa Fachardo-
dc.contributor.authorFilipe, Idália Madeira-
dc.date.accessioned2009-07-13T15:15:59Z-
dc.date.available2009-07-13T15:15:59Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationFILIPE, Idália Madeira - Identificação e análise das práticas lúdicas e recreativas das crianças : recreios escolares em Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Pombal. Coimbra : [s.n.], 2008. Dissertação de licenciatura. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/10670-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/10670-
dc.descriptionDissertação de licenciatura em ciências do desporto, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbraen_US
dc.description.abstractEste estudo de investigação, tem como tema a “Identificação dos jogos, brinquedos e brincadeiras das crianças nos recreios escolares”, sendo o nosso principal objectivo, o reconhecimento dos jogos, brincadeiras e brinquedos praticados pelas crianças nos recreios da escola, no concelho de Pombal. O estudo teve como amostra 16 crianças das escolas primárias de Almagreira e Casalinho, 8 crianças do sexo masculino e 8 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos. As técnicas utilizadas para a colecta de dados foram, a observação directa nos recreios escolares registando os dados observados numa grelha por nós elaborada e a entrevista semi-estruturada com questões sobre os jogos, as brincadeiras e os brinquedos que as crianças utilizam no recreio, em casa e na rua, identificando também com quem costumam brincar e onde o fazem. Após a recolha das informações, procedeu-se à metodologia de análise do conteúdo do material recolhido nas observações e entrevistas, tendo-se procedido à sua categorização, de forma a simplificar a análise dos resultados e a obtenção das conclusões. Pode-se verificar que os recreios são pobres na sua maioria, sendo os jogos e as brincadeiras durante o recreio praticados geralmente na ausência de brinquedos, e quando estes existem são dos próprios alunos. Em relação aos jogos e brincadeiras podemos referir que há uma maior variedade na escola de Almagreira, embora também haja um maior numero de alunos que na do Casalinho. Nas actividades de recreio identificam-se jogos alguns jogos realizados pelo sexo masculino e não pelo feminino, embora não haja um clara distinção. Fora do ambiente escolares as crianças referem brincar em casa sozinhas ou acompanhadas de irmão ou primos. No que diz respeito à aprendizagem das actividades, era transmitida pelos amigos mais velhos da escola ou em casa por irmão ou primos.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectCriançasen_US
dc.subjectJogosen_US
dc.subjectPrática lúdicaen_US
dc.subjectEscolas do ensino básicoen_US
dc.subjectRecreios escolaresen_US
dc.subjectRecreaçãoen_US
dc.titleIdentificação e Análise das Práticas Lúdicas e Recreativas das Crianças: Recreios Escolares em Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Pombalen_US
dc.typebachelorThesisen_US
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebachelorThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0993-3101-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5898-3965-
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