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Título: Razões da Participação Desportiva em Health Clubs: O caso do Health Club PapaStress na Vila da Batalha
Autor: Filipe, Sónia Almeida 
Orientador: Marivoet, Salomé
Palavras-chave: Sociologia do desporto; Ginásios; Lazer; Estilos de vida; Prática desportiva
Data: 2007
Resumo: A presente investigação tem como objectivo saber, se os utentes de health clubs apresentam um determinado perfil. Através da aplicação de um inquérito por questionário, a uma amostra representativa do universo em estudo — o Health Club PapaStress na Vila da Batalha —, composta por 96 utentes, 58 do sexo feminino e 38 do masculino, recolhemos a informação definida pelo nosso modelo de análise, tendo esta sido tratada nos programas informáticos de SPSS e Excel. Concluímos que, a grande maioria dos utentes praticou desporto no passado, e existem variações pouco assinaláveis no que diz respeito às variáveis sexo e grupo social. Na idade encontra-se ligeiras variações, ainda que o percurso desportivo se encontre presente de formam maioritária em todas as faixas etárias. Os dados permitiram-nos também concluir que, o principal motivo dos utentes para a participação desportiva no Health Club em estudo é a preparação física, com maior predominância no sexo masculino, independentemente do grupo social e idade. Quanto ao sexo feminino encontrou-se uma ligeira vantagem na valorização da imagem corporal. No entanto, esta valorização apenas se verificou nos utentes até aos 40 anos, principalmente nos inseridos no grupo social dos EQS. Já na valorização da preparação física não se regista variações assinaláveis nos diferentes escalões etários, sendo que quem menos a valoriza são os utentes inseridos no EQS. Por último, verificámos que, os utentes não atribuíram importância às sociabilidades vivenciadas no Health Club em estudo. No entanto, confirma-se que, a prática desportiva no PapaStress se apresenta como uma actividade distintiva, pois a maioria dos utentes dá uma grande importância ao desporto e consideram que as pessoas que lhes estão mais próximas valorizam em particular esta sua actividade. Os dados da nossa amostra revelaram assim, que quem mais procura os health clubs, são as mulheres, os mais jovens (em especial até aos 30 anos), e por fim, os grupos sociais com maior nível de capital. Após a análise e discussão dos dados recolhidos, concluímos que, as nossas hipóteses foram confirmadas na sua maioria, daí podermos dizer que os utentes de health clubs apresentam um perfil específico, caracterizado pela valorização da cultura física como actividade de lazer, procurando na prática desportiva a condição/preparação física, imagem corporal e prestígio social.
Descrição: Disponível em formato de papel na Biblioteca da FCDEF/UC
URI: https://hdl.handle.net/10316/10584
Direitos: openAccess
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