Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105159
Title: A influência das reformas administrativas nas organizações públicas: Mecanismos de melhoria do desempenho governamental
Authors: Castelo, Samuel Leite
Orientador: Gomes, Carlos Alberto Esteves Ferreira
Keywords: Desempenho governamental; Organizações públicas; Gestão de desempenho; Capacidades dinâmicas; Reforma administrativa; Medição de desempenho; Government performance; Performance measurement; Performance Management; Dynamic capabilities; Administrative reform; Public organizations
Issue Date: 9-Apr-2021
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As mudanças no ambiente de mercado determinam que as organizações se adaptem firmemente com intuito de preservar sua competitividade. Não seria diferente no setor público, onde as organizações públicas também estão mudando em virtude das reformas sobre desempenho governamental. Estas reformas provocaram mudanças no modelo da gestão governamental direcionadas para a medição e gestão do desempenho. Assim, as organizações públicas adotaram práticas empresariais e renegaram a abordagem burocrática. Com isso, os sistemas de medição e gestão de desempenho se tornaram os impulsionadores dessas reformas. Depois, na busca do aperfeiçoamento do desempenho, surge o processo de reinvenção governamental, que incentivou a criação de novas regulamentações com o intenção de avaliar o desempenho por meio de várias dimensões, tais como: eficiência, eficácia, quantidade e qualidade da produção, produtividade, equidade, justiça, capacidade de resposta às necessidades de serviços, confiança, satisfação do cidadão. A multidimensionalidade do desempenho é viabilizada pelas características, pelo papel crucial dos sistemas de medição e gestão de desempenho e pelas capacidades dinâmicas desenvolvidas pelo governo. Nesse âmbito, nosso estudo tem como objetivo geral deste estudo examinar os mecanismos que poderão contribuir para o sucesso das reformas administrativas e consequentemente para a melhoria do desempenho governamental. Para abordar esses pontos, usamos dados dos gestores e servidores públicos do Estado do Ceará (Brasil) para responder ao objetivo há pouco elencado. Apesar disso, a literatura mostra que a medição e a gestão de desempenho provocam diversas manifestações no desempenho, e o nosso estudo evidencia um influxo positivo nesses relacionamentos. Observa que a eficácia de reformas em organizações públicas pode resultar em mudanças de paradigma nas organizações, em virtude de que agora elas operam em sistemas abertos e que usam os sistemas de medição e gestão de desempenho para promover a responsabilização. As capacidades dinâmicas explicitaram que a reconfiguração de seus recursos internos, de seu alinhamento às necessidades dos stakeholders e de seu ecossistema são importantes para se obter uma vantagem competitiva. Este estudo contribui, primeiramente, na identificação que a medição do desempenho tem uma influência positiva no desempenho do governo. O mais importante, entretanto, é que essa influência é guiada pelo processo da gestão de desempenho, que também promove intensiva interação dos stakeholders. A segunda contribuição do estudo é o destaque da existência de capacidades dinâmicas em organizações públicas, sua influência no desempenho e que existe uma interconexão das várias dimensões, com o papel de liderança atribuído ao relacionamento com os stakeholders externos. A terceira contribuição é a existência do impacto das reformas administrativas no desempenho das organizações públicas por meio de um estudo quantitativo. E, também, como as reformas de medição e gestão de desempenho influenciam mudança de governo e como estas utilizam as capacidades dinâmicas para reconfigurar os processos, as rotinas, as estratégias, as comunicações e os resultados do governo. Estas contribuições tornam-se ainda mais importantes no contexto público, pois as organizações públicas foram obrigadas a proceder a mudanças nunca testadas neste ambiente, e que as capacidades dinâmicas e os sistemas de medição e gestão de desempenho eficazes tornam-se determinantes para a sobrevivência destas organizações governamentais e para a manutenção dos postos de trabalho. A pesquisa denota, contudo, limitações, como, por exemplo, a dificuldade na generalização dos resultados a outros contextos, por incluir somente organizações públicas do Ceará. Por fim, explicitamos que os objetivos identificados para esta tese foram atingidos, contribuindo para a literatura do desempenho das organizações do setor público, com implicações no âmbito prático e no plano acadêmico.
Changes in the market environment require organizations to adapt firmly in order to preserve their competitiveness. It would be no different in the public sector, where public organizations are also changing due to government performance reforms. These reforms led to changes in the government management model aimed at measuring and managing performance. Thus, public organizations adopted business practices and renounced the bureaucratic approach. As a result, performance measurement and management systems have become the drivers of these reforms. Then, in the pursuit of performance improvement, the government reinvention process appears, which encouraged the creation of new regulations with the intention of evaluating performance through various dimensions, such as: efficiency, effectiveness, quantity and quality of production, productivity, equity, justice, responsiveness to service needs, trust, citizen satisfaction. The multidimensionality of performance is made possible by the characteristics, the crucial role of performance measurement and management systems and the dynamic resources developed by the government. In this context, our study aims to examine the mechanisms that may contribute to the success of administrative reforms and, consequently, to the improvement of government performance. To address these points, we use data from managers and public servants in the State of Ceará (Brazil) to answer the objective just mentioned. Despite this, the literature shows that performance measurement and management provoke several manifestations in performance, and our study shows a positive influence on these relationships. Notes that the effectiveness of reforms in public organizations can result in paradigm shifts in organizations, as they now operate in open systems and use performance measurement and management systems to promote accountability. The dynamic resources explained that the reconfiguration of its internal resources, its alignment with the needs of stakeholders and its ecosystem are important to obtain a competitive advantage. This study contributes primarily to the identification that performance measurement has a positive influence on government performance. The most important thing, however, is that this influence is guided by the performance management process, which also promotes intensive stakeholder interaction. The second contribution of the study is the highlight of the existence of dynamic capacities in public organizations, their influence on performance and that there is an interconnection of the various dimensions, with the leadership role attributed to the relationship with external stakeholders. The third contribution is the existence of the impact of administrative reforms on the performance of public organizations through a quantitative study. And, how performance measurement and management reforms influence government change and how they use dynamic resources to reconfigure government processes, routines, strategies, communications and results. These contributions become even more important in the public context, as public organizations have been forced to make changes that have never been tested in this environment, and that dynamic capabilities and effective performance measurement and management systems are crucial to their survival. governmental organizations and the maintenance of jobs. The research shows, however, limitations, such as, for example, the difficulty in generalizing the results to other contexts, as it includes only public organizations in Ceará. Finally, we explain that the objectives identified for this thesis have been achieved, contributing to the literature on the performance of public sector organizations, with implications in the practical and academic fields.
Description: Tese de Doutoramento em Gestão de Empresas apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/105159
Rights: openAccess
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FEUC- Teses de Doutoramento

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