Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103038
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAntunes, Paulo dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, Diana Palhais dos-
dc.date.accessioned2022-10-17T22:03:18Z-
dc.date.available2022-10-17T22:03:18Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.date.submitted2022-10-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/103038-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractTodos os futuros professores devem, ao longo do seu currículo, estar aptos para adquirir um universo de aprendizagens e experiências. Complementando, estes devem estar preparados para a constante renovação das aprendizagens. As primeiras aprendizagens ocorrem durante o estágio pedagógico, constituindo um momento-chave para a construção e desenvolvimento da identidade docente. Deste modo, o presente Relatório de Estágio tem como objetivo descrever toda a prática pedagógica da autora desenvolvida ao longo do ano letivo 2021/22, no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. O estágio pedagógico foi desempenhado na Escola Secundária de Pombal sob orientação da docente cooperante Ana Cristina Neves Medeiros e do professor doutorado Paulo dos Santos Antunes nomeado pela Comissão Científica do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Foram efetuadas atividades práticas de ensino supervisionada às turmas G do 10ºano (turma principal) de Matemática A e I do 11ºano de Matemática Aplicada às Ciências Sociais.Esta tese está repartida em seis capítulos. No primeiro capítulo são efetuadas uma breve introdução e uma reflexão pessoal sobre a atualidade da profissão docente , no segundo, uma apresentação e caracterização da escola, do Núcleo de Estágio e das suas turmas. No terceiro, é descrita toda a Prática Pedagógica onde estão enquadradas as práticas de observação, análise, cooperação e intervenção pedagógica e de ensino e avaliação . No quarto, é feita uma breve descrição das estruturas de coordenação e supervisão pedagógica e das reuniões. No quinto, são descritas todas as atividades realizadas ao longo do estágio. Por último, no sexto capítulo, é feita uma breve reflexão sobre o estágio.por
dc.description.abstractAll prospective teachers must, throughout their curriculum, be able to acquire a universe of learning and experiences. In addition, they must be prepared for the constant renewal of learning. The first learning takes place during the pedagogical internship, constituting a key moment for the construction and development of the teaching identity. In this way, this Internship Report aims to describe all the author's pedagogical practice developed throughout the 2021/22 school year, within the scope of the Master's in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education. The pedagogical internship was carried out at Escola Secundária de Pombal under the guidance of the cooperating teacher Ana Cristina Neves Medeiros and the doctoral PhD Paulo dos Santos Antunes appointed by the Scientific Committee of the Mathematics Department of the University of Coimbra. Practical activities of supervised teaching were carried out in classes G of the 10th year (main class) of Mathematics A and I of the 11th year of Mathematics Applied to Social Sciences.This thesis is divided into six chapters. In the first chapter, a brief introduction and personal reflection are made on the current situation of the teaching profession, in the second, a presentation and characterization of the school, the Internship Center and its classes. In the third, the entire Pedagogical Practice is described, where the practices of observation, analysis, cooperation and pedagogical intervention and the teaching and evaluation practices are framed. In the fourth, a brief description of the pedagogical coordination and supervision structures and meetings is made. In the fifth, all the activities carried out during the internship are described. Finally, in the sixth chapter, a brief reflection on the internship is made.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectEnsinarpor
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectInternshipeng
dc.subjectPedagogical Practiceeng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectTeacheng
dc.titleUma viagem ao universo Com um professor rumo ao sucessopor
dc.title.alternativeA journey into the universe With a teacher towards successeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Matemática da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleUma viagem ao universo Com um professor rumo ao sucessopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203080033-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Matemática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Diana Palhais dos::0000-0001-8535-7831-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriSilva, Jaime Maria Monteiro de Carvalho e-
uc.degree.elementojuriCamarinha, Margarida Maria Lopes da Silva-
uc.degree.elementojuriAntunes, Paulo dos Santos-
uc.contributor.advisorAntunes, Paulo dos Santos-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
thesis.pdf51.62 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

70
checked on Nov 28, 2023

Download(s)

28
checked on Nov 28, 2023

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons