Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/10233
Title: Laboratório de acesso remoto em Física
Authors: Lopes, Sara Patrícia de Medeiros Lacerda 
Orientador: Fiolhais, Carlos
Keywords: Laboratório de acesso remoto; Física -- ensino
Issue Date: 2007
Abstract: Este trabalho destinou-se a realizar um Laboratório de Acesso Remoto na área da Física. O uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino tem vindo a aumentar na última década. Em Portugal, verificou-se um esforço para introduzir as TIC nos curricula do ensino básico e secundário. Hoje em dia são vastas as oportunidades que a Internet oferece no ensino. Por exemplo, estão cada vez mais a ser utilizadas técnicas de e-learning, que permitem aos alunos uma aprendizagem fora da escola. Sendo o projecto aqui desenvolvido um dos primeiros laboratórios de acesso remoto em Portugal, procurou-se verificar que tipo de laboratórios de acesso remotos na área da Física já existiam em Portugal e no mundo. Verificou-se que a maioria desses laboratórios incidiam sobre temas do ensino universitário. Pretendeu-se que o Laboratório de Acesso Remoto desenvolvido incidisse sobre um tema abrangido pelos currículos de física do nível básico. Foi escolhido um tema de óptica para o presente laboratório, mais concretamente a influência de diversas radiações nas cores apresentadas por objectos utilizados no quotidiano. Os objectos escolhidos foram uma maçã vermelha, uma bola branca, uma bola preta e um limão. De modo a permitir estudar a incidência de sete tipos de radiações em quatro objectos de cores diferentes, existem três lâmpadas, cada uma delas com um filtro de cor primária da luz. Estas podem estar ligadas em simultâneo (duas ou três) ou uma de cada vez. Esta dissertação incide sobre a construção desse Laboratório de Acesso Remoto de óptica, reflectindo sobre os resultados atingidos. O Laboratório de Acesso Remoto encontra-se no endereço www.mocho.pt.
The purpose of this dissertation was create a remote access laboratory in physics. The use of the technologies of information and communication (TIC) in teaching and learning has increased in the last decade. A great effort has been done to introduce the TIC in schools of all kinds. Nowadays the facilities that technological means, including the Internet, offer are vast. In terms of pedagogic resources, techniques like elearning are becoming more employed, allowing students to learn out of school. Since this project is one of the first remote access laboratories in Portugal, we have investigated what kind of laboratories were already available in Portugal and in the world. However, most laboratories appear in the framework of higher education. The present physics laboratory was done for middle school students. A subject of optics was chosen for this laboratory, namely how the colours presented by some daily objects are influenced by the incident light. The chosen objects were a red apple, a white ball, a black ball and a lemon. To allow studying the effect of seven different types of radiation on those four objects, we have arranged three lamps, each one with a primary colour filter. These lamps could be simultaneous or individually switched on. This work describes the steps needed to implement the remote access laboratory and discuss the respective results. This remote access laboratory can be found in www.mocho.pt.
Description: Dissertação de mestrado em Ensino da Física e da Química
URI: http://hdl.handle.net/10316/10233
Rights: openAccess
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