Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/101898
Título: Explorando a Geração Automática de Adivinhas em Português
Outros títulos: Exploring the automatic generation of riddles in Portuguese
Autor: Rodrigues, Ricardo 
Oliveira, Hugo Gonçalo 
Palavras-chave: geração de adivinhas,; humor computacional; geração de linguagem natural; criatividade linguística; criatividade computacional; relações semânticas; riddle generation; computational humor; natural language generation; linguistic creativity; computational creativity; semantic relations
Data: 2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Linguamatica
Volume: 10
Número: 1
Resumo: Neste artigo descrevemos um conjunto de experi ˆencias realizadas com o objectivo de gerar, de forma autom´atica, adivinhas em portuguˆes, tendo por base caracter´ısticas conhecidas de um conceito. Para al´em de fazerem sentido, um dos objectivos seria a gera¸c˜ao de adivinhas in´editas e, idealmente, com potencial humor´ıstico, nem que por compara¸c˜ao `as chamadas “piadas secas”. Parte do desafio passou pela identifica¸c˜ao de recursos lingu´ısticos adequados ao nosso objectivo, a que se seguiu a defini¸c˜ao de um conjunto de regras para os explorar, tendo em conta um conjunto de hip´oteses que poderiam potenciar a originalidade e o valor humor´ıstico. Por fim, as adivinhas foram apresentadas sob a forma de pares perguntaresposta. O artigo foca-se principalmente num tipo de adivinha, cujo modelo de gera¸c˜ao ´e dissecado e resultados s˜ao apresentados a t´ıtulo de exemplo. Uma amostra de adivinhas deste tipo foi classificada manualmente por avaliadores humanos que as consideraram geralmente coerentes, moderadamente originais, mas, na sua maioria, com um baixo potencial humor ´ıstico. De forma a mostrar que muito pode ainda ser feito para melhorar os resultados anteriores, nomeadamente ao n´ıvel do humor, s˜ao tamb´em apresentadas, de forma breve, outras experiˆencias num estado ainda incipiente.
This article describes several experiments towards the automatic generation of riddles in Portuguese, based on two known features of given concepts. In addition to making sense, one of our goals was to produce novel riddles, ideally, with some humour potential, at least when compared to the so called “piadas secas” (dry jokes). Part of the challenge involved the identification of suitable linguistic resources for this goal, followed by setting rules for their exploitation, given some hypothesis that could increase their novelty and humouristic value. Finally, riddles were rendered as question-answer pairs. The article is mainly focused on a kind of riddles, for which the generation model is dissected, some examples are presented, and a sample was manually classified by human judges, who, overall, rated them as coherent, moderately novel, but still with a low humor potential. In order to show how much can still be done, namely about the humor value, the article also presents, briefly, two other experiments, still in an early stage.
URI: https://hdl.handle.net/10316/101898
ISSN: 1647-0818
DOI: 10.21814/lm.10.1.268
Direitos: openAccess
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