Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101872
Title: Paisagens Afetivas
Authors: Amoreira, Gabriela Caetano D'
Orientador: Pousada, Pedro Filipe Rodrigues
Keywords: paisagem; afeto; desenho; escrita de artista; landscape; affection; drawing; artist writing
Issue Date: 21-Nov-2019
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta tese trata das proposições artísticas contemporâneas que investigam o gênero da paisagem, partindo de uma interlocução entre a trajetória da minha produção artística e obras de outros artistas que compõe meu repertório de referências visuais. A partir da obra Îles Flottantes, (Se Monet encontrasse Cézanne, em Montfavet) de Douglas Gordon incorporo uma reflexão artístico-teórica com as pinturas de Monet e Cézanne. Com o filme “Viajo porque preciso, Volto porque te amo” discuto questões entre a fotografia e o cinema, buscando compreender como estas dialogam e partindo das teorias de Costa (2001), Bruno (2002; 2007), Brizuela (2012) e Dubois (1998; 2012). Todo o texto é permeado com a perspectiva do afeto que move a criação artística, apresentada sob a ótica de Chauí (2011) e Lordon (2015) que atualizam a filosofia de Spinoza. A prática do desenho é investigada pelas obras das artistas Sandra Cinto e Edith Derdyk e por meio dos meus desenhos da série “A incerteza da Imagem” além de contarem com a interlocução das teorias de Barthes (1984) e Augé (2013), que formam parte essencial na construção do meu processo criativo. Constrói-se uma reflexão sobre os conceitos de paisagem, espaço e cidade a partir das teorias de Santos (1988; 2006), Cauquelin (2005; 2007), Simmel (2009), Certeau (1998), Cullen (1996) e Rolnik (1995). Assim, compreende-se o deslocamento geográfico da artista como parte fundamental dos processos criativos e das relações visuais estabelecidas, tanto através das obras Jorge Macchi, como nas teorias de Krauss (2002), Tavares (2005), Bellavance (1997) e Solá-Morales (2002). Partindo do livro “Cidades Invisíveis” de Ítalo Calvino (2003) e da sequência de pinturas da Montanha de Santa Vitória realizadas por Cézanne, e das as considerações de Merleau-Ponty (2013), Argan (2008) e Peixoto (2003) compreende-se como a cidade e as diferentes paisagens podem habitar o imaginário dos artistas . Inclui-se as obras de Leonilson para compreender como imagem e texto podem se relacionam nas artes, junto as reflexões de Barthes (2004; 2010) e Lagnado (1998). Para pensar o desenho e a cor foi proposto um paralelo entre os artistas Anish Kapoor e Yves Klein com a artista Jenny Holzer e criou-se uma relação com o caso da pixação realizada dentro da 28ª Bienal de Arte de São Paulo (2008), pensando em como as questões políticas e institucionais reverberam quando tratamos das relações do desenho na cidade e da questão política contida no ato artístico. Ao final, aproximo a noção de borda, como aquilo que se refere a todo processo em construção, e nessa perspectiva, apresentam-se desenhos realizados durante o processo da escrita desta tese.
This thesis deals with the contemporary artistic propositions that investigate the genre of the landscape, starting from an interlocution between the trajectory of my artistic production and works of other artists that compose my repertoire of visual references. From the work Îles Flottantes, (If Monet met Cézanne, in Montfavet) Douglas Gordon incorporated an artistic-theoretical reflection with the paintings of Monet and Cézanne. With the film "I travel because I need it, I go back because I love you" I discuss issues between photography and cinema, trying to understand how they dialogue and starting from the theories of Costa (2001), Bruno (2002, 2007), Brizuela (1998, 2012). All the text is permeated with the perspective of the affection that moves the artistic creation, presented from the perspective of Chauí (2011) and Lordon (2015) that update the philosophy of Spinoza. The practice of drawing is investigated by the works of the artists Sandra Cinto and Edith Derdyk and through my drawings of the series "The uncertainty of the Image" besides having the interlocution of the theories of Barthes (1984) and Augé (2013), that form an essential part of building my creative process. A reflection on the concepts of landscape, space and city is constructed from the theories of Santos (1988, 2006), Cauquelin (2005, 2007), Simmel (2009), Certeau (1998), Cullen (1996) and Rolnik (1995). Thus, the artist's geographic displacement is understood as a fundamental part of the creative processes and visual relations established, both through works by Jorge Macchi and in the theories of Krauss (2002), Tavares (2005), Bellavance (1997) and Solá- Morales (2002). Argan (2008), and Peixoto (2003), from the book "Invisible Cities" by Italo Calvino (2003) and the sequence of paintings of the Santa Vitória Mountain by Cézanne, and the considerations of Merleau-Ponty (2013) as the city and the different landscapes can inhabit the imaginary of the artists. Leonilson's works are included to understand how the image and text can be related in the arts, together with the reflections of Barthes (2004; 2010) and Lagnado (1998). In order to think about the design and the color, a parallel was proposed between the artists Anish Kapoor and Yves Klein with the artist Jenny Holzer and created a relation with the case of the pixação realized within the 28th Art Biennial of São Paulo (2008), thinking in how political and institutional issues reverberate when we deal with the relations of drawing in the city and the political question contained in the artistic act. In the end, I approach the notion of edge, as that which refers to every process under construction, and from this perspective, drawings are presented during the writing process of this thesis.
Cette thèse traite des propositions artistiques contemporaines qui étudient le genre du paysage, à partir d'une interlocution entre la trajectoire de ma production artistique et des œuvres d'autres artistes qui compose mon répertoire de références visuelles. À partir de l'œuvre îles Flottantes, (Si Monet rencontrait Cézanne, à Montfavet) de Douglas Gordon, j'élabore une réflexion artistique théorique avec les peintures de Monet et Cézanne. Avec le film "Viajo porque preciso, Volto porque te amo" je discute les questions entre la photographie et le cinéma, en essayant de comprendre comment celles-ci dialoguent et à partir des théories de Costa (2001), de Bruno (2002 ; 2007), de Brizuela (2012) , et de Dubois (1998;2012).Tout le texte est imprégné de la perspective de l'affection qui anime la création artistique, présentée sous l'optique de Chauí (2011) et de Lordon (2015) qui actualisent la philosophie de Spinoza. La pratique du dessin est étudiée à travers les travaux des artistes Sandra Cinto et Édith Derdyk et à travers de mes dessins de la série "A Incerteza da Imagem" en plus de prendre en compte l'interlocution des théories de Barthes (1984) et d’Augé (2013), qui forment la partie essentielle dans la construction de mon processus de création. On construit une réflexion sur les concepts de paysage, d'espace et de ville à partir des théories de Santos (1988; 2006), Cauquelin (2005 ; 2007), Simmel (2009), Certeau (1998), Cullen (1996) et Rolnik (1995).Ainsi, on comprend le déplacement géographique de l'artiste comme la partie fondamentale des processus de création et des relations visuelles établies, tant dans les œuvres de Jorge Macchi, comme dans les théories de Krauss (2002), Tavares (2005), Bellavance (1997) et Solá-Morales (2002). Tout en partant du livre "Cidades Invisíveis" d'Italo Calvino (2003) et de la séquence de peintures de la Montagne de Santa Vitória réalisées par Cézanne, et celles des considérations de Merleau-Ponty (2013), Argan (2008) et Peixoto (2003) on comprend comment la ville et les différents paysages peuvent habiter l'imagination des artistes. On inclut les travaux de Leonilson pour comprendre comment l'image et le texte peuvent être liés dans les arts, avec les réflexions de Barthes (2004 ; 2010) et de Lagnado (1998).Pour réfléchir au dessin et à la couleur, il a été proposé un parallèle entre les artistes Anish Kapoor et Yves Klein avec l'artiste Jenny Holzer et on a créé une relation avec le cas des graffitis réalisés dans le cadre de la 28eme Biennale de l'Art de São Paulo (2008), en pensant à la manière dont les questions politiques et institutionnelles se répercutent lorsque nous traitons des relations de dessin dans la ville et de la question politique contenue dans l'acte artistique. En fin de compte, j’aborde la notion de bord, comme quelque chose qui fait référence à tout processus en construction, et dans cette perspective, se présentent les dessins réalisés au cours du processus d’écriture de cette thèse.
Description: Tese de doutoramento em Arte Contemporânea apresentada ao Colégoi das Artes da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/101872
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
Colégio das Artes - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Paisagens Afetivas.pdf8.52 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

213
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

139
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.