Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/101406
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Terra, Ana Lúcia | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-25T11:10:21Z | - |
dc.date.available | 2022-08-25T11:10:21Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.issn | 08735670 | pt |
dc.identifier.issn | 21836671 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/101406 | - |
dc.description.abstract | Os contextos de trabalho, as funções e as competências dos profissionais da informação, tradicionalmente identificados como bibliotecários, arquivistas e documentalistas, estão a ser profundamente reconfigurados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste cenário, impõem-se novas abordagens à formação destes profissionais, nomeadamente no contexto do ensino superior. No presente texto, apresenta-se a aprendizagem baseada em projetos como um contributo para a introdução de metodologias de ensino inovadoras na área da Ciência da Informação. A partir de uma revisão da literatura sobre a aprendizagem baseada em projetos e sobre formação em Ciência da Informação, é apresentada uma experiência pedagógica concretizada num curso de licenciatura desta área. São descritas a planificação e as estratégias de implementação, com recurso a ferramentas digitais, de uma experiência de aprendizagem baseada em projetos numa unidade curricular específica, com uma análise crítica do processo e dos resultados obtidos. Evidencia-se que esta opção de ensino-aprendizagem promove uma integração harmoniosa da teoria e da prática, favorecendo a motivação dos estudantes e o desenvolvimento de competências técnicas e transversais. O trabalho contribui para a reflexão sobre metodologias didáticas em Ciência da Informação e pode servir de orientação para experiências pedagógicas futuras, nesta área. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Formação em Ciência da Informação | pt |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt |
dc.subject | Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação | pt |
dc.title | Aprendizagem baseada em projetos: uma experiência pedagógica na área da Ciência da Informação | pt |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 54 | pt |
degois.publication.lastPage | 72 | pt |
degois.publication.issue | 17 | pt |
degois.publication.title | Páginas a&b | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | 10.21747/21836671/pag17a4 | pt |
dc.date.embargo | 2022-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.author.dept | Faculty of Arts and Humanities | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-1292-2849 | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Informação - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022TerraPaginasAB.pdf | 692.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
65
checked on Nov 28, 2023
Download(s)
45
checked on Nov 28, 2023
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.