Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/100372
Título: | The End of the World as We Know It. For a Postcolonial Investigation of the Meaning(s) of Environmental Catastrophe in Sci-Fi Films | Outros títulos: | O fim do mundo como o conhecemos. Para uma investigação pós-colonial do significado(s) da catástrofe ambiental em filmes de ficção científica | Autor: | Giuliani, Gaia | Palavras-chave: | Disaster; Postcolonial studies; Posthuman communication; Science fiction; Desastre; Comunicação pós-humana; Estudos pós-coloniais; Ficção científica | Data: | 2019 | Editora: | Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra | Projeto: | DL57/2016/CP1341/CT0025 CES-SOC/UID/50012/2019 POCI-01-0145-FEDER-029997 |
Título da revista, periódico, livro ou evento: | e-cadernos CES | Número: | 32 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | This article explores fantasies behind ideas of disaster in terms of a regeneration of human society through or against a catastrophe generated by a non-human entity. I will investigate two products of mass visual culture, Annihilation by Alex Garland (2018), and Arrival by Denis Villeneuve (2016). My analysis will rely on a reading against the grain of Fernando Meirelles’s Blindness (2008), M. Night Shyamalan’s The Happening (2008), and Juan Antonio Bayona’s The Impossible (2012), which I have examined in earlier studies (Giuliani, 2016a, 2017b). I will seek to compare and contrast these films, tracing how they developed out of a series of events and texts while also contextualising them in relation to contemporary conceptualisations of crisis, risk, catastrophe and disaster. Este artigo explora as fantasias subjacentes às ideias de desastre e de regeneração da sociedade humana através de ou contra uma catástrofe gerada por uma entidade não-humana. Irei investigar dois produtos da cultura visual de massas, Annihilation de Alex Garland (2018) e Arrival de Denis Villeneuve. A minha análise baseia-se numa leitura em contracorrente de Blindness de Fernando de Meirelles, The Happening de M. Night Shyamalan’s (2008) e de The Impossible, de Juan Antonio Bayona (2012), que examinei em trabalhos recentes (Giuliani, 2016a, 2017b). Tentarei comparar e pôr em contraste estes filmes, reconstituindo como se desenvolvem a partir de uma série de eventos e textos, ao mesmo tempo que os contextualizarei face a conceções contemporâneas de crise, risco, catástrofe e desastre. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/100372 | ISSN: | 1647-0737 | DOI: | 10.4000/eces.5033 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
The End of the World as We Know It.pdf | 381.73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
103
Visto em 16/abr/2024
Downloads
26
Visto em 16/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons