Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/100208
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoura, Tatiana-
dc.contributor.authorCerdeira, Linda-
dc.contributor.authorFernandez, Marta-
dc.date.accessioned2022-05-25T13:47:16Z-
dc.date.available2022-05-25T13:47:16Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.isbn978-989-8969-42-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/100208-
dc.description.abstractA partir das Teorias Feministas e dos Whiteness Studies (DiAngelo, 2018) (Moura, 2010 e Moura, et al., 2020) (Butler, 2018 [2015]) (Stubs et al., 2018) (Aruruzza et al., 2019) (Lugones, 2015), este ensaio tem como objetivo central identificar e analisar práticas artísticas e culturais decoloniais que permitem romper com espectativas normativas relativamente à performatividade dos seus corpos numa sociedade profundamente hierarquizada por uma desigualdade socio-espacial geradora de linhas abissais (Santos, 2007). Pretende-se discutir o potencial que práticas artísticas e culturais nas periferias urbanas podem ter na transformação das relações de desigualdade entre e dentro das culturas, descolonizando a linguagem e abrindo espaço para narrativas estigmatizadas, silenciadas e ocultas. Em vez de conceber as artes e a cultura como uma ferramenta civilizacional que pode "salvar" indivíduos de uma cultura desviante, o ensaio examina o potencial transformador da cultura e das artes por meio de sua contribuição para a descolonização de mentes e corpos. Partindo da hipótese de que práticas culturais como dança, música e teatro realizadas por sujeitos periféricos podem contribuir para uma redefinição da construção da identidade e do sentimento de pertencimento à cidade, e levando em conta as opressões interseccionais de gênero, raça e classe que informam a vida quotidiana, esta análise procura compreender se essas práticas podem ter um efeito emancipatório, potenciando as lutas feministas contemporâneas, nomeadamente no que diz respeito à disruptura dos modelos de masculinidade hegemónicos tradicionalmente associados a violência. (Moura, et al., 2020) (Miescher; Lindsay, 2003) (Mignolo, et al., 2006) (Quijano, 2005) (Segato, 2003).pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherFaculdade de Letras da Universidade do Portopt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectArtespt
dc.subjectMasculinidadespt
dc.subjectDecolonialpt
dc.subjectPeriferiapt
dc.titleA potência das periferias: arte, cultura e masculinidades no Rio de Janeiropt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPage128pt
degois.publication.locationPortopt
degois.publication.titleII Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes, Todos os Nomes : livro de resumospt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2021-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypeconferenceObject-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-3189-4046-
crisitem.author.orcid0000-0003-0121-6797-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
A potencia das periferias.pdf988.1 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

63
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

22
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons