Fernandes, Anabela

Loading... 2 0 20 0 false
 
Credit Name
Fernandes, Anabela
 
Name
Fernandes, Anabela
 
Variants
Fernandes, Anabela
 
 
 
Ciência ID
 
Status
UC Researcher
Biography
Anabela Santos Fernandes é Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde tem lecionado nos cursos de Português para Estrangeiros (a alunos em mobilidade e a refugiados) e no Mestrado em Ensino. É investigadora associada ao projeto projeto europeu ILOCALAPP (Incidentally Learning Other Cultures and Languages through an App), coordenado pela Universidade de Bolonha (Itália), financiado pelos fundos da Comissão Europeia e da agência Italiana do programa Erasmus+. É investigadora integrada no grupo de Humanidades Digitais do CEIS20 e colaboradora externa no CELGA-ILTEC, na linha de investigação Português em contacto. Participou nos projetos de investigação: Networked Interaction in Foreign Language Acquisition and Research (2009-2010), "Recursos Educativos Digitais do Ministério da Educação e Ciência" (2009) e European Consortium for the Certificate of Attainment in Modern Languages (2001-2002). De entre as suas áreas de investigação, destacam-se a consciência intercultural crítica na mediação linguística e cultural, em contexto de sala de aula e em ambientes digitais (plataformas online e aplicações móveis), quer na perspetiva do Português língua materna quer na do Português língua não materna. Também tem trabalhado no âmbito da pertinência do conhecimento lexical na competência pragmática em Português língua não materna e na retextualização de textos da literatura portuguesa para leitura extensiva do Português língua estrangeira.
Loading... 3 0 20 0 false

Publications
(All)

Refined By:
Fulltext:  Com Texto completo

Results 1-13 of 13 (Search time: 0.046 seconds).

Issue DateTitleAuthor(s)TypeAccess
12018Aprender vocabulário fora das paredes da sala de aulaSoares, Rute ; Carecho, Judite ; Fernandes, Anabela bookPartopenAccess
230-Oct-2018As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua EstrangeiraSousa, Adelino Manuel Caetano de masterThesisopenAccess
324-Jan-2020Compreensão da Leitura na Literatura e outras ArtesEsteves, Maria Dolores dos SantosmasterThesisopenAccess
425-Oct-2019O Ensino Explícito da Compreensão da Leitura: a estratégia inferencialCouto, Joana Raquel LopesmasterThesisopenAccess
513-Jul-2020O Ensino Explícito da Subordinação Adverbial na Organização Textual. Um Estudo de Caso no Ensino Secundário.Catrola, Beatriz Alexandra Matias Esteves MartinsmasterThesisopenAccess
63-Dec-2020A Escrita e a Narração: Aplicação Didática no 7.° AnoMartinho, Ana Rita JorgemasterThesisopenAccess
78-Oct-2019Explicações (im)perfeitas para Pretérito Perfeito e Imperfeito algumas propostas didáticas em Português Língua EstrangeiraCarecho, Judite ; Fernandes, Anabela ; Soares, Rute articleopenAccess
89-Jun-2020Feedback do professor e (re)escrita em PLNM: a perspetiva dos alunos num estudo de casoCarecho, Judite ; Fernandes, Anabela ; Soares, Rute articleopenAccess
92020From face-to-face to online learning: COVID-19 and the emergence of ubiquitous learning scenariosAresta, Mónica; Fernandes, Anabela Santos ; Ribeiro, Ana Isabel articleembargoedAccess
102022Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito: gramática pedagógica entre descrição linguística e ensino-aprendizagem de PLACarecho, Judite ; Fernandes, Anabela ; Soares, Rute bookPartopenAccess
1114-Jul-2020Sobre a Intencionalidade Comunicativa da Modalidade com Valor Epistémico: uma Perspetiva Didática no Ensino SecundárioFerreira, Bárbara São MarcosmasterThesisopenAccess
1227-Sep-2019AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DE LEITURA: Inquiry-based learning — plataforma graaspAntunes, Sara da Conceição PachecomasterThesisopenAccess
137-Apr-2020Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemãCarecho, Judite ; Soares, Rute ; Fernandes, Anabela articleopenAccess