Universidade Empreendedora: o caso da Educação Superior em Portugal e o seu impacto na competitividade regional


Project title
Universidade Empreendedora: o caso da Educação Superior em Portugal e o seu impacto na competitividade regional
Code
PTDC/IVC-PEC/5514/2014
Start date
01-07-2016
Expected Completion
30-06-2018
 
Abstract
As universidades são atualmente atores cruciais na economia baseada no conhecimento, assim, espera-se que desempenhem um papel ativo na promoção do desenvolvimento económico regional. No entanto, a natureza deste papel é mal compreendida, ainda que não assumidamente (Bramwell & Wolf, 2008). Embora a ideia de uma universidade empreendedora seja hoje amplamente aceite, ainda há alguma incompreensão sobre os principais elementos que a diferenciam da universidade tradicional, e qual o seu impacto na competitividade regional. Há muitas formas de impacto que uma universidade pode procurar a partir das perspetivas locais para as globais. A maioria dos estudos encontrados na literatura relacionam o número de spin-offs criadas e patentes com a competitividade regional, e isso não pode revelar a natureza complexa do impacto da universidade a nível regional. Devido à natureza embrionária deste assunto, a maioria das pesquisas existentes nesta área usa estudos de caso para explicar este fenómeno. No entanto, vários estudos empíricos relevantes foram publicados muito recentemente (por exemplo, Guerrero e Urbano (2012), Audretsch, Hülsbeck, e Lehmann (2012)), mas identificam-se uma série de deficiências metodológicas relacionadas com a validade e fiabilidade dos dados, amostras pequenas e bias relacionado com a amostra selecionada. Além disso, o impacto sobre a competitividade regional é medido pela aplicação de proxies para a produtividade regional, atividade inovadora da indústria regional, o capital empresarial regional e influências políticas e históricas que não são coincidentes e não é surpreendente que se encontrem estudos com conclusões contraditórias. Portanto, subsiste uma falta de evidências empíricas que demonstrem que o conceito de universidade empreendedora não é apenas retórico e, assim, permitir a captura da natureza eflorescente deste fenómeno, a fim de melhor promover o seu desenvolvimento. Isto é especialmente relevante, já que as universidades são consideradas grandes organizações e, por natureza, tendem a não ser empreendedoras (Kirby, 2002) e são extremamente burocráticas (Etzkowitz, 2003). Este projeto foca essas lacunas na literatura e visa contribuir com novas perspetivas sobre o assunto. O principal objetivo é explorar o impacto da orientação empreendedora das universidades na cooperação Universidade-Empresa (CUE) e na competitividade regional. Mais especificamente, este projeto de investigação visa combinar várias vertentes teóricas e métodos quantitativos para investigar três questões específicas: i) Quais são os possíveis antecedentes de orientação empreendedora das universidades? ii) A orientação empreendedora das universidades tem um efeito positivo na CUE?; iii) A CUE tem um impacto positivo na competitividade regional? A nossa amostra englobará todas as universidades públicas portuguesas. A abordagem metodológica assenta principalmente na teoria do crescimento endógeno, que parte do princípio de que uma economia beneficia automaticamente dos seus investimentos em novo conhecimento (Romer, 1990) e na Teoria do Knowledge Spillover do Empreendedorismo, em que as empresas localizadas perto de uma universidade são influenciadas positivamente pela capacidade de conhecimento da região e pelos outputs de uma universidade (Audretsch, 1995). O projeto será organizado em seis tarefas de investigação que compreendem um trabalho empírico complexo de coleta de dados e análise. Este projeto será desenvolvido por uma equipa experiente e multidisciplinar, proveniente de três centros de investigação portugueses (UI principal com a classificação de excelente) e um especialistas de renome nas áreas de ensino superior e universidades empreendedoras. Consideramos a multidisciplinariedade crucial para o sucesso deste projeto, devido à complexidade das questões de investigação, justificando o input de disciplinas como sociologia, economia, gestão, bem como o empreendedorismo e transferência de tecnologia. Como resultados do projecto, objetiva-se contribuir para a literatura acerca da universidade empreendedora e contribuir com evidências úteis às equipas de gestão das universidades para o desenvolvimento de estratégias para as suas instituições no sentido de as tornar mais empreendedoras, assim como aos decisores políticos a definição de medidas que promovam o impacto a nível regional.
 

Publications
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Issue DateTitleAuthor(s)TypeAccess
1May-2021Dimensões da universidade empreendedora e o seu papel na perceção de competitividade regionalBrás, Gonçalo Rodrigues ; Preto, Miguel Torres ; Daniel, Ana Dias; Teixeira, Aurora Amélia CastroarticleopenAccess